São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foguete lança as cinzas de Timothy Leary ao espaço

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O foguete Pegasus foi lançado ao espaço ontem, com cinzas do guru do LSD, Timothy Leary, e do criador da série "Jornada nas Estrelas", Gene Roddenberry. O foguete também levou para o espaço o primeiro satélite científico espanhol.
O primeiro funeral espacial incluiu as cinzas de 24 pessoas, inclusive Leary e Roddenberry. As cinzas estão em cápsulas do tamanho de um tubo de batom e vão ficar no espaço por entre 18 e 120 meses, até a gravidade puxar o foguete de volta à Terra, incinerando tudo sem deixar vestígios.
"Timothy sempre foi um pioneiro do espaço e quis viajar nele. Agora ele tem essa oportunidade", comentou Carol Rosin, amiga de Leary que estava ao seu lado no ano passado, quando ele morreu de câncer na próstata, aos 75 anos.
"Foi algo como a realização dos sonhos e visões de Gene; gostei de ver", disse Majel Roddenberry, viúva do criador da série.
O foguete foi lançado de um avião Lockheed L-1011 de uma altura de 11 mil metros, sobre as ilhas Canárias (território espanhol na costa da África do Norte, no oceano Atlântico).
A Fundação Celestis, companhia do Texas (sul dos EUA) que fez o serviço, cobrou US$ 4.800 para levar cada cápsula de cerca de 6 gramas de cinzas para o espaço.

Texto Anterior: Novo primeiro-ministro da Índia toma posse; Tropa chinesa chega ao Zaire, diz rebelde; Diretor é suspenso por brincadeira de alunos
Próximo Texto: IRA paralisa centro e oeste de Londres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.