São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os líderes dos protestos

DA REPORTAGEM LOCAL

Conheça o perfil dos líderes de perueiros e do sindicato dos condutores, categorias que fizeram protestos e pararam vias públicas ontem e anteontem, em São Paulo e no ABCD.
José Alves do Couto Filho, o Toré, 42, representa 55 mil trabalhadores. Toré foi motorista durante 16 anos. Apóia o PT e sua entidade é filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores).
O sindicalista estudou até a 5ª série. Há dois anos preside a entidade. Entre as táticas de reivindicação adotadas por Toré está a paralisação de vias públicas.
Rita de Cássia da Silva, a Tite, 34, preside o Sindicato dos Perueiros de Guarulhos. Representa 250 perueiros e afirma que seu sindicato não é filiado a nenhuma central sindical.
Tite estudou até o 3º colegial, é auxiliar de enfermagem, virou perueira há um ano e preside o sindicato há um mês.
Ela diz não incentivar os protestos que fecham vias públicas e diz não ter sido informada da manifestação que levou o caos ao trânsito ontem pela manhã.
Aparecido Marques de Brito, 40, é presidente da Associação dos Perueiros de São Bernardo.
Apoiou Maurício Soares na eleição municipal em troca da promessa de que os 80 perueiros da associação seriam regularizados.
O não-cumprimento dessa promessa causou o fechamento da via Anchieta anteontem, causando seis quilômetros de congestionamento, prejudicando milhares de motoristas por quatro horas. Perueiro há seis anos, fez o 1º grau.
Todos defendem a legalização da categoria e ampliação de linhas.

Texto Anterior: Manifestante afirma ter apanhado de PM
Próximo Texto: Cabo deu tiro de advertência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.