São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emergentes atraem investidores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Instituto Internacional de Finanças (IIF) divulgou ontem em Washington sua previsão de fluxo de capitais líquidos em 1997 para mercados emergentes.
O IIF agrupa 250 representantes de instituições financeiras de 45 países. O seu diretor-gerente, Charles Dallara, enviou uma carta aos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais na qual analisa a conjuntura econômica às vésperas da reunião conjunta de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em sua análise, a organização independente destaca a sustentação dos fluxos de capitais para mercados emergentes, embora reconheça que a política monetária norte-americana, que deve levar a uma alta dos juros, possa moderar a expansão dos investimentos.
Os fluxos de capital privado para economias emergentes chegaram já em 1996 a US$ 255 bilhões, um aumento de US$ 52 bilhões em relação ao ano anterior.
O instituto avalia 29 economias emergentes, com destaque na América Latina para Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela, além de mais sete países da Ásia, oito do leste europeu, cinco da África e Oriente Médio.

Texto Anterior: México enfatiza o papel das exportações
Próximo Texto: Chile investe menos em 97 no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.