São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canadá quer negociar com Mercosul

LUCAS FIGUEIREDO
ENVIADO ESPECIAL A OTTAWA (CANADÁ)

O primeiro-ministro canadense, Jean Chrétien, afirmou ontem que tem intenção de negociar um acordo de liberalização de comércio com o Mercosul. "Estamos discutindo essa possibilidade", disse.
Segundo Chrétien, o Canadá não irá esperar pela decisão do Congresso norte-americano sobre a concessão ou não ao presidente Bill Clinton de autorização para negociar diretamente com o Brasil -e outros países da região- a formação de uma zona de livre comércio nas Américas.
Após a declaração de Chrétien à imprensa, o presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a formação de uma zona de livre comércio entre Canadá e o bloco que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai "interessa aos dois países (Brasil e Canadá)".
O Mercosul já tem acordos que prevêem a liberalização do comércio com o Chile, Bolívia e a União Européia. O Canadá seria, portanto, o primeiro sócio isolado do Mercosul fora da América Latina.
Alcan
A canadense Alcan Aluminium anunciou ontem que investirá no Brasil US$ 350 milhões nos próximos três anos. Os recursos irão para a expansão e modernização do parque industrial brasileiro, com o objetivo de atender ao mercado sul-americano de latas de alumínio para bebidas.
Com os investimentos, a Alcan Alumínio do Brasil irá aumentar em mais de 100% a capacidade de produção de suas instalações de laminação localizadas em Pindamonhangaba (SP), passando das atuais 100 mil toneladas para 250 mil toneladas por ano.
A fábrica já é a maior laminadora da América Latina e a única capaz de produzir chapas para a fabricação de latas de bebidas.
A Alcan estima que o mercado de latas de alumínio no Brasil crescerá 18% ao ano, em média, durante os próximos dez anos. Isso fará com que a fabricação de chapas de alumínio cresça 10% ao ano.

Texto Anterior: Pavilhão da Bienal tem 120 expositores de malhas
Próximo Texto: Ribeirão faz oferta para ter fábrica da BMW
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.