São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova Aguilar lança em SP obra completa de Eça de Queiroz

Ficção do autor português é reunida em dois volumes

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A obra completa de ficção do escritor português Eça de Queiroz (1845-1900) está sendo lançada no Brasil em dois volumes pela editora Nova Aguilar. O lançamento em São Paulo será hoje, às 19h, na livraria Corrêa do Lago.
Essa nova edição inclui pela primeira vez alguns textos póstumos do romancista, entre eles "Tragédia da Rua das Flores", só publicado em 1980, oito décadas depois da morte de Eça.
A nova edição da obra completa do autor foi organizada pela professora de literatura Beatriz Berrini, autora também da introdução e das notas dos dois livros.
Ela estará presente no lançamento, apresentando a obra ao lado do estudioso de literatura portuguesa Antônio Soares Amora.
A edição da Nova Aguilar será completada com dois outros volumes, ainda sem data de lançamento, um com seus textos de imprensa e outro com correspondências.
Mas o que de fato importa na literatura de Eça de Queiroz é a sua prosa de ficção. Escritor de romances e contos, Eça foi o principal autor realista português e um dos mais importantes ficcionistas da língua em todos os tempos.
Embora em sua época o juízo da crítica não tenha sido sempre unânime, o autor de "O Primo Basílio" nunca conheceu o fracasso de público, como observa Beatriz Berrini em sua ótima introdução.
Na prosa robusta e colorida de Eça, a crítica de costumes se combina com o gosto romanesco da intriga e a sutil discussão de idéias. Poucos autores da língua portuguesa conseguiram conciliar com tanta felicidade a clareza da expressão e a densidade da escrita.
Não por acaso, influenciou diversas gerações de escritores portugueses e brasileiros e continua sendo um dos autores mais lidos e queridos nos dois países.
Diplomata (serviu em Cuba e na Inglaterra, entre outros países) e simpatizante do socialismo, Eça de Queiroz foi um crítico agudo das mazelas portuguesas, sobretudo do provincianismo de suas elites.
Para nós, brasileiros, ler Eça de Queiroz é conhecer um pouco melhor a nós mesmos. Além disso, é uma tremenda diversão.

Livro: Obra Completa de Eça de Queiroz
Quanto: R$ 230 (dois volumes, 3.602 páginas)
Lançamento: hoje, às 19h
Onde: livraria Corrêa do Lago (r. João Cachoeira, 267, Itaim, tel. 011/282-0066)

Texto Anterior: Poetas beats homenageiam Ginsberg
Próximo Texto: "Senhora dos Afogados" chega à Bahia após 50 anos de atraso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.