São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olodum comemora seus 18 anos

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O mais conhecido bloco afro do Brasil, o Olodum, preparou uma série de atividades culturais e artísticas para comemorar sua maioridade. A programação dos 18 anos do bloco, que foi fundado no Pelourinho (centro histórico de Salvador) no dia 25 de abril de 1979, começou no dia 17, com a inauguração da exposição fotográfica de Sebastião Salgado sobre os sem-terra.
O ponto alto dos festejos acontece no próximo dia 27. A banda Olodum e o cantor e compositor malinês Koko Dembele se apresentam em praça pública, no Pelourinho. Dembele é o autor de "Amani", uma das músicas mais executadas na Bahia desde o início do ano.
Um seminário sobre os desejos das novas tecnologias para a comunidade negra e a inauguração de uma exposição de fotografias do grupo também integram a programação oficial do aniversário do Olodum.
Com dez discos gravados no Brasil e um na Suíça, o Olodum começou a se expandir internacionalmente no final da década de 80, quando o cantor e compositor Paul Simon utilizou a percussão do grupo para gravar um disco.
No ano passado, o cantor Michael Jackson gravou um videoclipe com o Olodum no centro histórico de Salvador.
"Nossa agenda internacional para o segundo semestre prevê shows na Europa, Cuba e Estados Unidos", disse o assessor do departamento de relações internacionais do Olodum, Nélson Mendes, 38.
Além das atividades musicais, o Olodum tem uma loja que comercializa seus produtos e administra uma escola em Salvador.
Mendes disse que a Escola Criativa do Olodum oferece cursos de percussão, canto, teatro e dança para alunos carentes. "O Olodum oferece aos seus alunos uma oportunidade para o desenvolvimento de seus talentos."
Segundo Mendes, o Olodum também exerce um importante papel na luta contra o racismo e a violência. "Nossas músicas pregam uma sociedade justa e igualitária."
No mês em que comemora seus 18 anos, a diretoria do Olodum definiu também que a Revolta dos Alfaiates será o tema do bloco no Carnaval do ano que vem.
No segundo semestre deste ano, os compositores do Olodum participam de um festival para a escolha da música que os 3.500 integrantes do bloco vão cantar na folia de 98.

Texto Anterior: "Senhora dos Afogados" chega à Bahia após 50 anos de atraso
Próximo Texto: Def Leppard estréia show em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.