São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jorge Amado coloca marcapasso

Escritor pode ter alta hoje

CHRISTIANNE GONZALEZ
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O escritor Jorge Amado, 84, deverá ter alta hoje do Hospital Aliança, em Salvador (BA), onde se submeteu às 9h de anteontem a uma cirurgia para a colocação de marcapasso.
O aparelho deve regularizar a frequência cardíaca do escritor.
Procurada pela Agência Folha, a mulher de Amado, Zélia Gattai, disse que o resultado da cirurgia foi surpreendente. "Jorge está se sentindo infinitamente melhor do que antes. Está muito bem-humorado e irônico".
Segundo Gattai, a operação foi recomendada pelo cardiologista da família, Jadelson Andrade, em virtude de batimentos cardíacos irregulares, apatia e sintomas de cansaço físico apresentados pelo escritor.
Em outubro do ano passado, Amado submeteu-se a uma cirurgia de angioplastia. Desde então, vinha apresentando esse quadro.
"Agora Jorge está eufórico e já pensa em um novo romance, sobre um 'cegueta"', afirmou Zélia Gattai.
Repouso
A cirurgia para a colocação do marcapasso foi realizada pelo cardiologista baiano Ricardo Elói e acompanhada por Jadelson Andrade.
O cardiologista recomendou repouso e disse que o escritor deve evitar visitas.
Ontem, Jorge Amado recebeu, apenas, a visita de sua filha, Paloma Amado, além da mulher, Zélia Gattai. O escritor está internado em um apartamento comum do hospital Aliança.
No ano passado, Jorge Amado ficou 14 dias internado no mesmo hospital Aliança, recuperando-se da angioplastia.
Antes disso, em maio de 96, o escritor esteve internado na unidade de terapia intensiva do Hospital Broussais, em Paris.
A internação foi motivada por um edema pulmonar (acúmulo de líquido no pulmão causado por problemas circulatórios).

Texto Anterior: Paulo Coelho é elogiado por María Aznar
Próximo Texto: Ator Arnold Schwarzenegger sai do hospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.