São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder foi escolhido neste ano

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PAU BRASIL

Escolhido pelos índios pataxós hã-hã-hãe para ser o líder da comunidade de Pau Brasil (BA) no início deste ano, Wilson de Souza Santos, 32, mora na reserva Caramuru-Catarina-Paraguassu desde 1982.
"Eu fiz parte do movimento dos primeiros índios que participaram da reocupação da aldeia", afirma.
Essa não é a primeira vez que Santos dirige os destinos da aldeia. Entre 1988 e 1992, o índio foi o líder da tribo e, até o final do ano passado, representava a comunidade indígena junto aos governos estadual e federal.
Casado, Santos tem três filhos, todos com nomes indígenas -Anaiá, 5, Nambaiá, 7, e Ariam, 8.
Ele estudou até a 6ª série e atualmente está aprendendo o idioma hã-hã-hãe.
"Uma das minhas missões como líder é fazer com que toda a comunidade aprenda o idioma dos nossos antepassados", disse ele.
Santos afirmou que os líderes indígenas não têm vontade própria. "Todas as decisões são tomadas pelo conselho e os casos mais polêmicos são os próprios índios que decidem", disse.
A ocupação anteontem da área onde estão cinco fazendas foi decidida pelo conselho e referendada por todos os integrantes da comunidade de Pau Brasil, segundo declarou Santos.
(LF)

Texto Anterior: Pecuarista é desarmado
Próximo Texto: Megablecaute deixa 20 milhões sem luz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.