São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França-98 investe em 'sedução jovem'

Organizadores irão recrutar 4 mil voluntários

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Para combater a falta de mobilização dos franceses em torno da Copa de 98, a Federação Francesa de Futebol aposta na juventude.
Esse é o objetivo de um programa que vai selecionar cerca de 4.000 jovens que participarão de jogos de abertura e trabalharão como gandulas durante a Copa.
Segundo a federação, o interesse pelo futebol na França é grande entre os jovens.
"É uma maneira de eles participarem diretamente da Copa, e de criar um clima de expectativa e mobilização em torno do evento", disse à Folha Eric Sallourd, responsável pela programação das atividades referentes à Copa do Mundo em Nantes (uma das cidades que vai abrigar o Mundial).
Envolvimento
O diretor do Comitê de Organização, Jacques Lambert, disse acreditar que a França ainda não "tomou consciência" do evento.
A opinião do ministro da Juventude e dos Esportes, Guy Drut, é semelhante à de Lambert.
"Estamos em uma onda de pessimismo. O problema mais recente são as dúvidas quanto aos riscos financeiros da Copa, mas tenho certeza de que essa visão vai mudar", disse Drut.
Seleção
A escolha dos adolescentes que vão participar do programa será feita durante o calendário regular dos campeonatos de 97 e 98 e de torneios promovidos por patrocinadores oficiais da Copa.
A maior parte dos torneios começa no próximo mês e vai até maio do próximo ano.
"O desempenho dos times nas competições vai determinar a participação dos garotos nas atividades durante a Copa do Mundo", disse Sallourd.
Participam da seleção para os jogos de abertura 240 times de toda a França. Já a seleção dos gandulas inclui 1.130 clubes.
Os jogadores dos times que se saírem melhor nas competições serão escolhidos para participar das atividades.
Os gandulas, por exemplo, serão selecionados por representantes de cada distrito e pelos patrocinadores da Copa do Mundo.
Segundo a Federação Francesa de Futebol, o programa é inédito.
Os custos não foram revelados.

Texto Anterior: Em Americana
Próximo Texto: Sorteio deve ter criançada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.