São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dentes mais brancos sem sair de casa

MIRNA FEITOZA

Técnica aplicada durante a noite não é recomendada para fumantes
Quem quer dar um toque de beleza no branco dos dentes já pode fazer isso em casa -e dormindo. Trata-se da clareação doméstica, uma técnica da odontologia cosmética aplicada pelo próprio paciente, sob orientação do dentista.
Como explica o diretor da escola de aperfeiçoamento da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, Antônio Salazar Fonseca, a clareação doméstico é à base de peróxido de carbamida, uma substância em forma de gel que, ao liberar oxigênio, embranquece a parte interna do dente.
Depois de aprender o procedimento no consultório, a pessoa aplica o peróxido de carbamida com uma seringa sem agulha numa moldeira plástica na forma de sua arcada dentária. Confeccionada pelo dentista, a moldeira é colocada antes de dormir sobre os dentes e retirada pela manhã. Os dentes ficam brancos num período de seis a dez aplicações.
Esse tipo de clareação é indicada especialmente para pessoas que possuem manchas no interior dos dentes, como as que passaram por tratamento de canal ou ingeriram tetraciclina -um antibiótico que escurece os dentes.
Quanto às que possuem manchas externas, provocadas por cigarro, chá, refrigerantes e alimentos pigmentados, o método é o tradicional: polimento feito pelo dentista.
Câncer
Baseada em pesquisa realizada em roedores utilizando o peróxido de carbomida, a professora do departamento de dentística da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Maria Fidela de Lima Navarro, recomenda que a técnica não seja utilizada por pessoas com maior propensão a desenvolver câncer, como os fumantes. "Nelas a substância pode potencializar o aparecimento da doença", alerta.
Maria Fidela não é contra a técnica, mas defende que a aplicação deveria ser feita somente pelo dentista que sabe a dosagem correta.
Além dos fumantes, o cirurgião-dentista Mario Sergio Limberte, da Academia Americana de Odontologia Cosmética, inclui gestantes e lactantes na lista dos que não devem recorrer à clareação doméstica. "Aos demais, não tem contra-indicação", afirma Limberte.

Texto Anterior: Dez dicas para preservar a voz
Próximo Texto: Cebola à alsaciana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.