São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

orquidário em sua casa

ADRIANA VIEIRA

As orquídeas decoram e perfumam o ambiente. Mas cultivá-las também pode ser uma forma de relaxar. "Quando cuido dessas plantas, esqueço os problemas do dia-a-dia", diz o industrial Estácio Guimarães, que tem um orquidário com 2.000 plantas em sua fazenda.
Não é preciso dispor de um terreno grande para cultivá-las. No quintal, na lavanderia ou até em uma parede, usando suportes de plantas, pode-se ter um orquidário. Basta deixar as plantas num local de sombra, mas que receba claridade, e regá-las diariamente.
Para iniciantes, a dica do diretor-técnico do Orquidário Morumbi Erwin Bohnke, 45, é comprar duas espécies ao mês. "Em um ano, a pessoa tem 24 orquídeas, com duas floreando por mês, já que em geral, dá flores uma vez ao ano."
Participar do curso gratuito do Orquidário Morumbi é outra orientação. Segundo ele, as aulas abordam desde como regar e adubar até a classificação da planta.
Existem 35 mil espécies nativas de orquídeas no mundo e mais 100 mil híbridas (resultado de cruzamento de duas espécies). No Orquidário Morumbi, há cerca de 1.000 tipos, que vão desde a muda da buquê de noivas (R$ 5) até a raríssima Vanda Gordon Dillon (R$ 1.500).
Orquidário Morumbi. Av. Giovani Gronchi, 6.829, Morumbi, zona sul. Tel. 846-6433. Curso: sábados, das 9h/11h. Grátis (não é preciso ser cliente).

Texto Anterior: Cesáreas em excesso
Próximo Texto: Poodles fashion
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.