São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
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Invista no seu personagem favorito

NELSON ROCCO

NELSON ROCCO; ROSANGELA DE MOURA
DA REPORTAGEM LOCAL

ROSANGELA DE MOURA
Heróis de filmes, personagens de desenhos animados e estrelas da música e da televisão estão disponíveis para as empresas que trabalham com licenciamento.
As licenciadoras agora apostam alto em personagens nacionais. Marcos Saraiva, da licenciadora Marcas, diz que a divisão do mercado internacional permitiu uma busca por rostos mais conhecidos.
"As agências de produtos estrangeiros já estão bem distribuídas. Por isso, é mais difícil conseguir bons personagens que fazem sucesso no exterior."
Para ele, os nacionais ainda não são bem explorados. "Há muito espaço para ser conquistado."
Xuxa, Angélica, Eliana e Mara, que já estão nesse mercado há tempos com produtos infantis e para adolescentes, agora disputam espaço com outros da TV.
A Turma do Casseta & Planeta (chicletes e álbuns de figurinhas), Marisa Orth (em negociação com a Estrela e com contrato assinado com a Marcas), Tiririca (fantasia) e Sandy e Junior (estão negociando sapatos, lancheiras e camisetas).
O jogador de futebol Bebeto (sem produto definido), do Vitória da Bahia, e o timão Corinthians (78 licenças) também estão nesse promissor mercado.
O apresentador Gugu Liberato, outro conhecido da área, deve faturar R$ 20 milhões só com royaltes neste ano.
A licenciadora de sua imagem, a Alien, usa o personagem em diversos produtos, mas o forte é a linha de brinquedos.
Para dar um exemplo do potencial da imagem, Marcos Saraiva cita Zezé Di Camargo & Luciano, que participarão desse mercado.
A dupla sertaneja vende cerca de 2 milhões de cada disco lançado. "Esses consumidores vão querer comprar produtos com as imagens de seus ídolos", afirma.
No início deste ano, a Marcas começou a licenciar os personagens do programa Cocoricó, exibido pela TV Cultura.
Neste mês, fechou contrato com a atriz Marisa Orth, que deve lucrar com a fama de sua personagem Magda, do humorístico "Sai de Baixo", da Rede Globo.
Segundo Saraiva, Marisa Orth deve aparecer em produtos alimentícios, meias e cosméticos.
Tradicionais
Os personagens da Turma da Mônica podem ser usados por quem tiver uma nova idéia.
"Estamos abertos. Adoro pegar uma pequena empresa com uma grande idéia, juntar nossos personagens e criar algo", afirma Maurício de Souza, 61, criador de toda a turma.
Dono da Maurício de Souza Produções -a segunda maior licenciadora do país-, Maurício diz que licencia produtos desde 1970. Atualmente, cerca de 150 empresas usam as imagens de seus personagens.
Segundo seus cálculos, os licenciados de seus personagens devem vender R$ 1,5 bilhão neste ano, mais que o dobro dos R$ 700 milhões faturados em 96. A empresa cobra royalties entre 7% e 8%.
Para incrementar as vendas de todos os seus produtos, Maurício prepara a inauguração do Parque da Mônica em Curitiba (PR) e a criação do Parque do Chico Bento, na Grande São Paulo -ambos sem datas definidas.
Internacionais
Entre os personagens internacionais, os lançamentos ficam por conta dos heróis de sempre -que vêm agora em modelo atualizado.
Batman e Robin ganham uma nova -e mais moderna- série de desenhos animados. Super-Homem também.
Ambos, que serão apresentados pela Warner, são licenciados pela Imagine Action.
A empresa apresenta ainda o filme "The Quest", um super-herói da Era Medieval, e toda a turma do Pernalonga, que agora é apresentada em versão para bebês -"Looney Tunes Lovebabes".
Mas as novidades não ficam apenas entre os norte-americanos. A licenciadora Tikara, acreditando nos personagens japoneses, passou a licenciar os integrantes do desenho Yu Yu Hakusho, exibido pela Manchete.
No Japão, o faturamento com o uso desses personagens foi de US$ 5 milhões no ano passado, segundo Toshihiko Egashira, da Tikara.

LEIA MAIS sobre licenciamentos à pág. 6-14

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