São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Os Ossos do Barão' estréia amanhã

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de seis meses de espera, "Os Ossos do Barão" estréia amanhã no SBT, às 20h35. A novela começou a ser gravada na segunda quinzena de outubro e deve terminar na quarta-feira.
Ao contrário do que acontece normalmente -uma novela vai para o ar com apenas alguns capítulos gravados e pode ir se modificando conforme a reação do público-, "Os Ossos do Barão" já está com seus 140 capítulos praticamente prontos. Cada um orçado em cerca de R$ 40 mil.
Para Nilton Travesso, diretor artístico do SBT e supervisor geral da produção, o fato de a novela estar quase pronta não prejudica, só ajuda.
"É um texto que retrata uma época. Essa é uma obra fechada. Também trabalhamos com ótimos profissionais. Depois que os atores definiram o perfil dos personagens, não há por quê nem como mudar."
Trama
O texto de "Ossos" reúne três peças de Jorge Andrade ("Os Ossos do Barão", "Ninho da Serpente" e "Gaivotas") e foi adaptado por Walter George Durst e sua equipe -Duca Rachid, Marcos Lazarini e Mário Teixeira.
"Os Ossos do Barão" retrata a sociedade paulistana no fim dos anos 40 e início dos 50, com a decadência de famílias tradicionais e a ascensão de imigrantes.
Os quatrocentões são representados por Miguel Camargo Parente Redon Pompeo e Taques (Othon Bastos), neto do Barão de Jaraguá.
Egisto Ghirotto (Juca de Oliveira) é o imigrante italiano que veio para o Brasil aos sete anos. Transformou-se em um grande empresário, dono das tecelagens São Martino.
Egisto, amigo de infância de Miguel, compra a fazenda Jaraguá, antiga propriedade da família Taques, onde estão enterrados os ossos do Barão de Jaraguá. Uma verdadeira guerra vai começar entre as duas famílias.
Para voltar a fazer parte da alta sociedade, os Taques têm a esperança de casar sua filha Isabel (Ana Paula Arósio) com um dos herdeiros dos Caldas Penteado, comandados pelo banqueiro Cândido (Rubens de Falco).
Mas Isabel conhece Martino, o italianinho (Tarcísio Filho). No começo, passam por conflitos, mas acabam se apaixonando.
"Os Ossos do Barão" resgata grandes nomes da dramaturgia brasileira. Leonardo Villar, Cleide Yáconis, Bárbara Fázio, Lia de Aguiar, Imara Reis, Clarisse Abujamra, Elizabeth Henreid, Rubens de Falco e Yara Lins estão no elenco. A direção da novela é de Antonio Abujamra e Luiz Armando Queiroz.

Texto Anterior: Canal lança série sobre vida pessoal de astros
Próximo Texto: QUEM É QUEM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.