São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evite compra em feiras

DA REPORTAGEM LOCAL

Feiras de exposições de animais não são os lugares mais indicados para se comprar um filhote.
Se o consumidor se interessar por um animal exposto em uma feira, é recomendável que ele anote o endereço do criador e vá pessoalmente ao canil. "Assim ele terá uma idéia de quem é o vendedor e de como é o ambiente", diz o veterinário César Augustus Gutilla.
Segundo ele, esses lugares expõem os filhotes a situações muito estressantes, o que diminui a imunidade do animal e facilita o desenvolvimento de doenças.
"Os cães são levados de lá para cá sem dó, se distanciam da mãe muito cedo -o ideal seria esperar pelo menos 45 dias-, passam frio ou calor e às vezes não são devidamente alimentados. Essas situações deixam o cão suscetível a pegar alguma doença."
O veterinário Marcelo de Menezes Brandão, do Centro de Controle de Zoonose, tem a mesma opinião. "Além do mais, se o animal apresentar algum problema posterior à compra, o consumidor corre o risco de não encontrar o vendedor, que normalmente se move por várias exposições de animais pelo país."
O ideal é conhecer a procedência e firmar um contrato com o canil.

Texto Anterior: Dicas para não ficar em um mato sem cachorro
Próximo Texto: Leitores aguardam linha telefônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.