São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

Dayan admitiu erro no Golã

Yediot Ahronot
de Jerusalém

DO "YEDIOT AHRONOT"

O jornal publica entrevista com o general Moshe Dayan realizada há 20 anos, em que o ele critica a conquista das colinas do Golã da Síria e elogia o líder trabalhista Shimon Peres.
Dayan chefiou o Ministério da Defesa na Guerra dos Seis dias, em 1967, quando Israel, derrotando Egito, Síria e Jordânia, conquistou o Golã, o sul do Líbano, a Cisjordânia, a faixa de Gaza e o Sinai.
A entrevista veio a pública apenas agora graças à autorização de Yael Dayan, filha do general, morto em 81. Ele havia proibido a sua divulgação.
"Cometi um erro ao permitir a conquista das colinas do Golã. Os sírios não nos ameaçavam na época", disse Dayan.
Na entrevista, o general elogia Shimon Peres, ex-premiê e atual líder do Partido Trabalhista ("pessoal excepcional, profunda"), mas Yitzhak Rabin (também trabalhista), o premiê assassinado em 1995 ("não está preparado para assumir as funções de chefe de governo").

Texto Anterior: Liga Norte perde eleição em Milão; Premiê canadense convoca eleições gerais; Refugiados albaneses chegam à Itália; British vai à Justiça por segurança na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.