São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Perigo vermelho; Espumando de raiva; Humor tucano; Estado paralelo; Armadilhas federais; Rédea curta; Serviço prestado; Território demarcado; Rota de colisão; Holofotes em disputa; Araponga estadual; Catimba parlamentar; Organização deformada; Apoio petista; Na contramão; Passando o abacaxi

Perigo vermelho
Em resposta ao que julgam amolecimento com os sem-terra, ruralistas divulgarão carta dizendo que FHC deve respeitar a propriedade e a lei. A pressão será feita na visita do presidente à Expozebu, sexta, em Uberaba.

Espumando de raiva
De Abelardo Lupion (PFL), líder ruralista: "As leis têm que ser respeitadas por aqueles que administram temporariamente o país. Um setor com cinco milhões de empregos precisa de um mínimo de tranquilidade".

Humor tucano
O Planalto já se preparava ontem para clima hostil que deverá enfrentar na Expozebu, na sexta. Um auxiliar de FHC brincava: "O Hélio Garcia diz que até gado premiado é vaiado na feira".

Estado paralelo
Paulo Bernardo (PT) leva hoje a Milton Seligman (Justiça) fotos e documentos sobre a formação de milícias pelos fazendeiros do norte paranaense. Uma delas se chama "Vigilância Rural".

Armadilhas federais
Além de tentar fechar as portas do PMDB para Itamar, FHC também quer criar, via Miguel Arraes, dificuldades para que o PSB abrigue o ex-presidente. Para o Planalto, seria melhor que os socialistas apoiassem Lula.

Rédea curta
FHC cancelou a viagem que faria terça a Porto Alegre (RS), na volta do Uruguai. Para estar em Brasília e articular pessoalmente a votação da reforma administrativa, que a Câmara só deve retomar na próxima semana.

Serviço prestado
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), diz que não aceita ser rotulado de anti-reformista. Avalia que é intriga sobre seu estilo de gestão. "Peguei a emenda da Previdência estraçalhada e a aprovei."

Território demarcado
Definição de um peemedebista sobre os estilos de Luís Eduardo Magalhães e Michel Temer: "O Luís Eduardo era ministro de FHC no Legislativo, e o Temer é presidente da Câmara".

Rota de colisão
O atual diretor da PF, Vicente Chelotti, e o ex-chefe do órgão e senador Romeu Tuma (PFL-SP) travam queda-de-braço nos bastidores das investigações policiais sobre títulos públicos.

Holofotes em disputa
Chelotti quer que os inquéritos tramitem em Brasília, argumentando que lá estão os procuradores que acompanham a CPI dos Precatórios. Tuma faz tudo para levar a apuração para São Paulo, onde tem base policial e eleitoral.

Araponga estadual
Funcionário da Vale em Carajás (PA), Antônio Carlos de Lima Venâncio envia relatórios à Polícia Civil de Marabá sobre os sem-terra acampados perto da empresa. Contou detalhadamente protesto da última quarta.

Catimba parlamentar
A instalação da comissão especial que vai analisar o FEF (Fundo de Estabilização Fiscal) corre o risco de ser adiada pela terceira vez. É que o PMDB não está encontrando nomes 100% confiáveis ao governo para indicar.

Organização deformada
Ao contrário do que alega, a cúpula da PM não foi pega de surpresa com a medida de Covas tentando reduzir seu poder. O governador pediu proposta de mudança logo após o episódio de Diadema. Não recebeu nada.

Apoio petista
José Genoino (SP) vai defender a proposta de Covas que reduz o poder da PM junto ao PT e à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. "É interessante. O partido deveria discutir", diz.

Na contramão
Tramita na Câmara emenda constitucional, proposta pelo Planalto, que trata das carreira típicas do Estado. O relatório de Werner Wanderer (PFL-PR) reforça o papel militar das PMs.

Passando o abacaxi
Enquanto FHC xingava o Congresso e a CNBB em Montreal, Dornelles (Indústria e Comércio) convenceu os canadenses a ficar com a fábrica de celulose que era do grupo Bamerindus.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), sobre os ataques de FHC à CNBB e aos opositores à venda da Vale:
- Só porque ditou o extrateto para os líderes governistas, FHC acha que também pode dar ordens à CNBB e a todos os "toscos" que defendem a Vale.

Próximo Texto: Imperialista nacionalizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.