São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento indicará intelectual para comissão

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder dos sem-terra João Pedro Stédile disse ontem que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) não dará tréguas ao governo, mas deverá indicar um intelectual para a comissão proposta por FHC para debater a reforma agrária.
Segundo Stédile, o líder do MST José Rainha Jr. não irá negociar a suspensão das invasões de terra e de prédios do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em audiência que terá amanhã com o ministro Raul Jungmann (Política Fundiária).
Rainha participará da audiência na condição de secretário da Cooperativa dos Assentados no Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo), segundo Stédile.
O objetivo da audiência é viabilizar financiamento para a aquisição de uma fábrica de farinha avaliada em R$ 4,7 milhões.
"Ele não irá discutir com Jungmann em nome do MST nem vai tratar sobre a suspensão das ocupações de terra", afirmou Stédile. "A compra já estava aprovada. Só falta o ministro concordar."
"O MST não trata de política agrária com o ministro porque tem um canal com o presidente."
A indicação de um intelectual para a comissão será discutida pelas coordenações estaduais do MST nos próximos dias 6 e 9.
Para Stédile, o MST não está recuando pelo fato de José Rainha Jr. estar disposto a negociar com Jungmann e de a entidade pretender discutir a comissão proposta pelo presidente da República.
"Sempre estivemos dispostos a negociar com o governo soluções concretas", disse ele.
A respeito das críticas feitas pelo presidente em entrevista à rádio Guaíba, de Porto Alegre, Stédile afirmou: "Isso é próprio dos príncipes que ficam encastelados e entram em depressão quando vêem o sucesso de manifestações populares", disse o líder do MST, referindo-se à marcha dos sem-terra realizado até Brasília.

Texto Anterior: Grupo protesta em embaixadas
Próximo Texto: Sem-terra mataram segurança de fazenda no PR, diz delegado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.