São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas não chegam a consenso

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em energia elétrica ouvidos pela Folha ainda não chegaram a um consenso sobre qual teria sido exatamente a causa dos dois blecautes ocorridos nas noites de quinta e sexta-feira da semana passada -falta de capacidade de geração ou de transmissão de energia diante de um aumento inesperado de consumo nos horários de pico.
"Parece que foi um caso típico de sobrecarga na rede e falta de capacidade de transmissão de energia", disse João Antônio Zuffo, professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).
Segundo Zuffo, quando há um aumento inesperado de consumo de energia que põe em perigo a integridade de todo o sistema, uma parte do mesmo é desligado por precaução.
Nesse caso, o gargalo do sistema seria a capacidade da linha de transmissão, visto que, segundo dados da Eletrobrás, há energia excedente.
Para José Antonio Jardini, professor do Departamento de Engenharia, Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica, estaria faltando capacidade de geração de energia. "Tudo indica que foi algum problema local em Itaipu, de operação ou manutenção da usina", disse Jardini.
Lindolfo Paixão, ex-presidente da Eletrobrás, disse que o aumento de consumo de energia na semana passada teria se dado no setor industrial.

Texto Anterior: Tarifa maior deve ser arma contra blecaute
Próximo Texto: Usinas serão reativadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.