São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudos indicam que a dieta influi em câncer de próstata

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudos ainda não conclusivos estão apontando a dieta alimentar como um fator importante no aparecimento do câncer de próstata. Os médicos ainda não têm a receita, mas sugerem que o excesso de gordura animal pode ser uma das causas da doença.
Várias pesquisas já demonstraram que entre japoneses e chineses ocorrem em média 6 casos de câncer de próstata por 100 mil homens, quase 15 vezes menos que nos EUA, por exemplo. Mas quando eles emigram para a América, a incidência tende a se nivelar.
Arroz branco
Considerando que o Japão é uma sociedade tão industrializada quanto os EUA, a razão dessa diferença ficaria por conta do arroz branco e do peixe cru.
O tema voltou à baila no congresso da Sociedade Americana de Urologia que aconteceu há duas semanas em Nova Orleans (EUA).
"Aos pacientes que me perguntam o que fazer para evitar o câncer de próstata, eu digo que uma dieta com pouca gordura animal, muitas frutas e vegetais pode ajudar", diz Alan Kristal, pesquisador da Universidade de Washington.
O que já se sabe muito bem -e que voltou a ser confirmado por estudos- é a relação entre a herança genética e a ocorrência do câncer de próstata.
Quem tem parente de primeiro grau com esse tipo de tumor deve começar a fazer exames anuais aos 40 anos. Essa é a recomendação das sociedades de urologia, inclusive a brasileira, diz Ronaldo Damião, presidente da entidade.
Um estudo apresentado no congresso de Nova Orleans mostrou que o câncer adquirido por aqueles que têm histórico familiar é também mais agressivo.
É justamente na área da genética e da biologia molecular que estão as maiores esperanças de combate ao câncer de próstata e a outros tipos de tumores.
Richard Klausner, diretor do Instituto Nacional do Câncer americano, afirma que a ciência está vivendo a "época de ouro das descobertas" em câncer. Em alguns anos será possível detectar um tumor muito tempo antes de seu aparecimento, disse.
O uso de drogas como prevenção ao câncer de próstata é outro caminho que vem sendo tentado. Nos EUA, 7.000 homens acima de 50 anos e sem câncer de próstata estão tomando a droga finasterida de forma preventiva.
O estudo começou há dois anos e termina em 2003 e pretende acompanhar a incidência de câncer nesse grupo.

Texto Anterior: Teste de HIV é o primeiro passo
Próximo Texto: Como reagir ao câncer de próstata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.