São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quatro milhões ainda vão entregar o IR

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Receita Federal estima que cerca de 4 milhões de pessoas, a metade dos contribuintes do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), deixaram a entrega de suas declarações para hoje e amanhã. Desse total, 2,4 milhões de declarações devem ser entregues nas últimas horas.
Para atender a essa demanda, a Receita solicitou aos bancos -instituições estaduais, Bando do Brasil e Caixa Econômica Federal- que mantenham plantão até as 22h hoje e amanhã.
No Distrito Federal, por exemplo, 11 agências do Banco do Brasil estarão em plantão até as 24h nestes dois últimos dias.
As unidades avançadas, sedes e postos da Receita Federal manterão horários diferenciados de funcionamento. A maioria fechará apenas às 22h nestes dois últimos dias.
Na cidade de São Paulo, funcionam até esse horário o posto da Receita Federal da Lapa, o posto integrado das regiões centro-norte e leste, a sede na região Oeste, a agência de Santo Amaro e a sede da região Sul.
Internet
A Receita também estima que 50% dos contribuintes optem neste ano pela declaração eletrônica -em disquete ou via Internet. No ano passado, 44% dos contribuintes preferiram a entrega em disquetes.
Ontem, a Receita Federal recomendou que as declarações via Internet sejam entregues até as 20h de amanhã. Isso porque está previsto congestionamento de linhas telefônicas nas últimas horas.
Se houver esse ou outro problema de transmissão, o contribuinte ainda poderá correr até um posto da Receita ou a um banco para entregar a declaração.
Em tese, o contribuinte poderá entregar a declaração via Internet até as 23h59 de amanhã. Se for transmitida a partir das 0h de quinta-feira, haverá multa de juro.
Multa
A legislação do IR prevê a cobrança de multa de 1% sobre o imposto devido, mas o valor mínimo é de R$ 165,74.
No ano passado, 35 mil contribuintes atrasaram a entrega dos dados aos fisco. Neste ano, a previsão é que 40 mil pessoas sigam o mesmo exemplo.
O atraso no pagamento também resulta em multa, neste caso de 0,33% do saldo devido por dia, contada a partir do primeiro dia útil seguinte ao do vencimento.
Não será cobrado mais que 20% do imposto devido como multa. Mas os juros serão equivalentes à taxa Selic (dos títulos públicos).
A secretária-adjunta da Receita Federal, Lytha Spíndola, reforçou ontem que a dedução de gastos com educação continua limitada a R$ 1.700 por dependente.

Texto Anterior: Poupança interna tem de crescer, diz Malan
Próximo Texto: Saiba como obter reembolso de imposto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.