São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

Mulheres revelam diversidade da dança

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"O Feminino na Dança", evento promovido pelo Centro Cultural São Paulo, inaugura hoje sua sexta edição, com quatro programações diferentes que se alternam a cada semana, até 1º de junho.
No total, o evento deste ano reunirá 17 coreógrafas, dispostas a revelar a diversidade estética da dança brasileira contemporânea.
"Uns entre Tantos" representa os primeiros resultados de uma pesquisa de Vera Sala patrocinada pela bolsa Vitae. "Meu objetivo é investigar a teatralidade no corpo", diz Vera, coreógrafa e intérprete da obra.
"Que corpo é esse, que vive num cotidiano cercado de violência explícita e implícita? Perguntas como essa vêm estimulando minha pesquisa, que procura mostrar o que seria o avesso das formas belas e harmoniosas do corpo. Para revelar um corpo dentro de um universo de violência, procuro realizar movimentos fragmentados, interrompidos, desestruturados", explica.
"Corpo pasmado" é como Vera define a expressão corporal capaz de traduzir os absurdos cotidianos. "Nesse sentido, tento descobrir códigos de dança não reconhecidos."
Mais descontraída, a coreografia "O Descanso das Nuvens" integra a segunda parte de uma trilogia desenvolvida por Cristina Salmistraro.
"Inspirei-me no devaneio de pessoas comuns, de trabalhadores, de pessoas que se deixam tocar pelas coisas do cotidiano", afirma Cristina, uma italiana que vive há um ano no Brasil e que já trabalhou na França com o coreógrafo Philippe Decouflé.
Encerrando o primeiro programa de "O Feminino na Dança", a bailarina e coreógrafa Mirian Druwe interpreta "Passagem das Horas", junto com mais duas intérpretes, Angela Nolf e Beth Risoléu.
"Trata-se de uma reflexão sobre o poema homônimo de Fernando Pessoa, que fala de todas as vivências acumuladas no dia-a-dia", diz Mirian, que também integra o grupo Terceira Dança.
"É uma peça bem humorada, ao som de uma colagem de blues, que procura mostrar as modificações sutis que o acúmulo de informações e experiências traz para cada um de nós."

Evento: O Feminino na Dança
Quando: de hoje até 1º de junho; de quarta a sábado, às 21h30, e domingo, às 20h30 Onde: Centro Cultural São Paulo - sala Paulo Emílio Salles Gomes (r. Vergueiro, 1.000, tel. 011/277-3611)
Quanto: R$ 5 (quarta e quinta) e R$ 8 (sexta a domingo)

Texto Anterior: Banda segue os ditames do mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.