São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bispo da Universal é condenado a dois anos por chutar santa

Por ser primário, Sérgio von Helder recorrerá em liberdade

DA REPORTAGEM LOCAL

O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Sérgio von Helder foi condenado a dois anos e dois meses de prisão por ter chutado a imagem de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro de 95.
A decisão foi dada ontem pelo juiz da 12ª Vara Criminal de São Paulo, Ruy Alberto Leme Cavalheiro. Por ser réu primário, Helder poderá apelar contra a condenação em liberdade.
O bispo foi condenado por discriminação religiosa e vilipêndio de imagem religiosa. O bispo chutou a imagem durante um programa na Rede Record, no dia de Nossa Senhora Aparecida.
Com o gesto, ele pretendia criticar o culto a imagens adotado pela Igreja Católica.
Os evangélicos, como os seguidores da Igreja Universal, condenam o culto a imagens.
Transferência
Na época, Helder era responsável pela Universal em São Paulo. Depois do início do inquérito policial para apurar o crime, ele foi transferido pela igreja para os Estados Unidos.
Essa é a primeira vez que alguém é condenado pela Justiça brasileira sob a acusação de discriminação religiosa.
O pastor Ronaldo Didini, da Universal, solidarizou-se com Helder durante o programa "25ª Hora", da TV Record, logo depois do dia 12 de outubro de 95.
Por isso, foi afastado pela direção da Universal do cargo de apresentador do programa e transferido para a África do Sul. Também perdeu a função de responsável pela Associação Beneficente Cristã.
Posteriormente, Didini voltou para o Brasil e reassumiu a apresentação do programa.

Texto Anterior: Ex-produtor de TV de Quércia rompe com o ex-governador
Próximo Texto: Assessor de Paulo Afonso recebeu da Fator
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.