São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meligeni derrota o 2º do mundo

Brasileiro vence Michael Chang

DA REPORTAGEM LOCAL

O tenista brasileiro Fernando Meligeni superou anteontem o norte-americano Michael Chang, número dois do ranking mundial, por 2 sets a 1 (2/6, 6/3 e 6/4).
A vitória de Meligeni (72º do mundo) aconteceu na primeira rodada do Torneio de Atlanta, nos EUA, disputado em quadra de saibro (terra batida).
Essa foi a primeira vez que o tenista superou um "top ten" (tenista entre os dez primeiros do mundo) em um torneio oficial.
No ano passado, Meligeni, 26, derrotou Chang, 26, mas em partida de exibição realizada no Rio.
Esse resultado lhe garante cerca 50 pontos de bonificação no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
"Fazia muito tempo que eu tentava ganhar de um desses caras, mas sempre batia na trave. Não tenho porque negar: é o maior resultado de minha carreira", disse à Folha, por telefone.
O tenista preferiu comparar o resultado diante de Chang e a campanha em Atlanta-96, quando ficou na quarta posição.
"São coisas diferentes. Na Olimpíada, você está pelo seu país, por amor à pátria. Aqui, foi mais uma conquista individual, só minha."
Hoje, na segunda rodada, ele duela com o holandês Dennis van Scheppingen (94º do ranking), a quem jamais enfrentou.
'Showman'
No primeiro set da partida, Meligeni sucumbiu diante da consistência de Michael Chang, especialista em fundo de quadra.
"Não conseguia encontrar um meio de furar o jogo dele. Além do Chang ser um ótimo tenista, eu estava cometendo erros táticos."
Meligeni considera a conquista do primeiro game no segundo set como delimitador da virada.
"O ponto teve mais de vinte vantagens. Eu me atirei em algumas bolas e comecei a cativar o público. Esse meu jeito palhaço é natural. Não forço nada. Meus melhores resultados aconteceram quando me diverti em quadra."
Esse foi o melhor resultado do brasileiro na temporada. Ele havia vencido o torneio de duplas em Estoril, Portugal, com outro brasileiro, Gustavo Kuerten, 20.
Antes de Atlanta, fora eliminado nas quartas-de-final em Barcelona, Espanha, e, na semana passada, em Orlando, nos EUA.
"Nos outros anos, eu começava mal e ia melhorando. Em 97, apesar de ter sido eliminado de alguns torneios, tenho conseguido resultados mais expressivos."
A vitória contra Chang, acredita Meligeni, servirá para impor respeito diante dos próximos adversários. "Você entra em quadra mais confiante. Mas não é por ter ganho do Chang que eu vou passar fácil pelo Scheppingen."
Em Praga, capital da República Tcheca, Gustavo Kuerten, 66º do ranking, joga contra o francês Fabrice Santoro, 69º, nas oitavas-de-final do torneio.

LEIA os resultados dos torneios de tênis e da Federation Cup à pág. 4-2

Texto Anterior: Mineiro terá rodada dupla e duas estréias; Paraná busca retomar liderança contra União; Dirigente do Vila Nova exige vitória e renda
Próximo Texto: Corinthians busca projeção mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.