São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal parisiense "cruza o canal" e faz edição britânica

Libération
de Paris

DO "LIBÉRATION"

O diário francês publicou ontem uma edição produzida integralmente do outro lado do canal da Mancha, no Reino Unido.
Em 34 páginas escritas por enviados especiais e correspondentes, o jornal anuncia as eleições de hoje e monta um amplo painel da vida e cultura britânicas.
A manchete -"Amanhã a esquerda vencerá... na Grã-Bretanha"-, acompanhada de uma foto de Tony Blair com os braços abertos durante um comício, deixa clara a aposta do jornal em uma vitória dos trabalhistas.
O tom é mantido nas reportagens e no editorial, que enfatiza a recusa do modelo econômico conservador britânico.
Na opinião do jornal, a vitória dos trabalhistas (dada como certa) indica a vontade de reformas e um questionamento do modelo liberal pelo eleitorado. Essa opinião se sustenta em reportagens que denunciam as demissões causadas pelo processo de privatização da rede ferroviária e que relatam a decadência econômica de cidades industriais, como Liverpool.
Cinema, estilo, música, gastronomia, saúde, educação também são temas abordados na edição.
O aumento da produção de filmes e o sucesso da dupla Chemical Brothers nos Estados Unidos são citados pelo jornal como exemplos da renovação da produção cultural britânica.
No futebol, porém, o país ainda busca sua classificação para a Copa do Mundo de 98.
O guia cultural, que funciona a espécie de convite para um fim-de-semana em Londres, destaca entre as atrações os shows do grupo Supergrass e do cantor Beck, como opções de lazer na capital britânica.

Texto Anterior: Voto real; Voto alcoólico; Voto tático; Audiência
Próximo Texto: Jornal faz guia para voto útil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.