São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de homicídios cresce 19% no RJ

DA SUCURSAL DO RIO

A permanecerem os números registrados nos três primeiros meses, a quantidade de homicídios na cidade do Rio de Janeiro terá aumentado no final deste ano quase 20% em comparação a 1996.
A média mensal de homicídios ocorridos na capital do Estado do Rio no primeiro trimestre de 97 é 19% maior do que a média de todo o ano passado divulgada pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Em 96, de acordo com os registros da secretaria, 268 pessoas, em média, foram assassinadas por mês na capital. Em 95, no Rio, a média mensal de homicídios foi de 312 vítimas.
A média de 96 foi superada no primeiro trimestre deste ano, para a surpresa dos comandos da SSP, da Polícia Civil e da PM (Polícia Militar).
Em janeiro, fevereiro e março, aconteceram, em média, 319 homicídios mensais no Rio.
O secretário estadual de Segurança Pública, general da reserva Nilton Cerqueira, apostava na manutenção da tendência de queda de homicídios que vinha sendo registrada na capital desde 95.
Nas entrevistas, o general costumava citar a diminuição dos registros de homicídios como um dos sucessos alcançados pelo plano de segurança pública que implantou a partir de sua posse na SSP, no primeiro semestre de 95.
Policiamento
Os números revelados a partir de um levantamento das ocorrências policiais feito pela própria SSP mostrou a Cerqueira que a violência, principalmente nos bairros pobres das zonas norte e oeste, está se intensificando.
Quando os números de março foram conhecidos, a Secretaria de Segurança Pública aumentou as ações de policiamento nas regiões consideradas mais perigosas.
Uma das medidas adotadas foi a montagem de barreiras de fiscalização de carros e pessoas em ruas e avenidas dos subúrbios, com o objetivo de apreender armas e prender criminosos.
Oficialmente, ainda não se sabe o resultado desse reforço de vigilância. As estatísticas de abril ainda não foram divulgadas pela SSP.
O primeiro trimestre deste ano também registrou o crescimento da quantidade de homicídios ocorridos em todo o Estado.
Em 1996, foram assassinados na capital e no interior do Estado do Rio de Janeiro 7.250 pessoas, o que resultou em uma média mensal de 604 vítimas.
Em todo o Estado, nos três primeiros meses deste ano, foram mortas 2.001 pessoas.
A média mensal de homicídios no período foi, dessa forma, de 667 vítimas, o que poderá representar um aumento de 10,4% em relação à média mensal de 96 caso os números persistam até o final de dezembro.

Texto Anterior: Reaberto, planetário espera receber 15 mil pessoas por mês
Próximo Texto: Presos se rebelam em Santos e obtêm desativação de cadeia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.