São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que acontecem acidentes?

LIDIA CHAIB

especial para a Folhinha
O carro pode ser uma arma. Na cidade de São Paulo, a cada dia, acontecem, aproximadamente, 76 acidentes com vítimas, 43 atropelamentos e 420 acidentes sem vítimas (dados de 1995, CET).
O freio falha, o carro perde a direção. Mas a revisão do carro corrige os defeitos, e os acidentes que eles causariam poderiam ser evitados. O dono do carro é responsável pelos consertos.
Muitos acidentes acontecem porque as pessoas desrespeitam os sinais de trânsito ou são imprudentes (sem cuidado). Como o motorista que cruza o sinal vermelho ou dirige bêbado, com sono. Como o pedestre que atravessa em locais perigosos ou onde o motorista não pode vê-lo.
Acidentes acontecem num segundo. Por que não esperar e atravessar com segurança? Por que não dar passagem ao motoqueiro?
Muitas vezes surge um buraco na pista, uma ponte cai. Nesse caso, o motorista não pode fazer nada, a culpa é dos responsáveis pelos consertos das ruas.
Quando o erro é humano, geralmente os acidentes podem ser evitados. Mas existem acidentes que não podem ser evitados. Uma pessoa está dirigindo e desmaia. Há enchentes, vendavais ou outras calamidades.
Quando há um acidente, as pessoas devem socorrer as vítimas. Pode acontecer de uma pessoa não ter condição de socorrer os acidentados. Nesse caso, é só chamar os bombeiros, ligando 194 ou 190, ou, se for em uma estrada, pedir socorro.

Texto Anterior: São Paulo tem escola de trânsito
Próximo Texto: A invenção dos contos de fada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.