São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O amor sobe aos palcos ao som de rock

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um relacionamento amoroso ao som de rock'n'roll. Assim pode ser definida "A Diferença que um Dia Faz", peça que estréia hoje no teatro-laboratório da ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP) em uma minitemporada até o dia 25.
Com cinco atores atuando ao lado de seis músicos, "A Diferença que um Dia Faz" tem uma "tendência videoclipezada", segundo o diretor, Elton Wagner.
"A forma da montagem é moderna, rápida e dinâmica. A narrativa é muito veloz, e há a participação de músicas, com cenas não muito longas e uma forma de iluminação muito marcada. Há realmente semelhanças com o videoclipe", diz Wagner.
Uma dessas semelhanças é exemplificada com a presença, no próprio palco, do grupo musical Verve Volátil.
Os seis músicos, liderados pelo vocalista e arranjador Renato Primo Comi aparecem em cena como se estivessem ensaiando.
"Eles não estão vestidos para dar um show nem agem como se estivessem em frente a uma platéia. É como se eles estivessem na sala de suas casas, ensaiando as músicas", explica o diretor.
Wagner distingue o que Verve Volátil faz em "A Diferença..." da sonoplastia normal de uma peça.
"Os músicos não fazem uma sonoplastia do espetáculo. É como se o espectador visse uma peça de teatro e um show de rock ao mesmo tempo".
O valor de um dia
O enredo, um texto inédito de Zé Roberto Pereira, conta a história de um casal em separação após um relacionamento de nove anos.
A moça, Lorena, tem uma visão e se identifica com um pássaro negro, que vê voando sobre a neve.
Então, ela comunica a Marco, o rapaz com quem vive, que vai deixá-lo. Ele aceita a separação, mas faz um pedido: que ela lhe dê um dia antes de romper a relação.
Ela concorda, pois acredita que um dia a mais não causaria mudança alguma na relação deles. Assim, Marco parte para reconquistar, em 24 horas, o amor que antes havia entre eles.
O enredo da história surgiu após o autor ouvir a música "What a Difference a Day Makes" (que diferença um dia faz), canção que ficou famosa na voz da cantora Dinah Washington.

Peça: A Diferença que um Dia Faz
Texto: Zé Roberto Pereira
Com: Henrique Pessoa, Sabrina Cunha e outros
Direção: Elton Wagner
Quando: a partir de hoje, às sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 17h
Onde: teatro-laboratório da ECA/USP (av. prof. Luciano Gualberto, trav. J, 215, Cidade Universitária, tel. 818-4376)
Quanto: entrada franca (retirar os ingressos com uma hora de antecedência)

Texto Anterior: Programação da Mostra
Próximo Texto: Guia da Folha SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.