São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França disputa a vitória britânica

MARTA AVANCINI
DE PARIS

A direita e a esquerda francesas estão disputando os dividendos políticos da vitória trabalhista no Reino Unido.
Ontem, lideranças partidárias de diversas tendências deram declarações associando suas propostas às de Tony Blair, recém-eleito primeiro-ministro britânico.
A França terá eleições legislativas em 25 de maio e 1º de junho. O pleito deveria acontecer em março de 98, mas foi antecipado por decisão do presidente Jacques Chirac.
O primeiro-ministro e líder da campanha da coligação RPR-UDF (governo), Alain Juppé, saiu na frente e, logo pela manhã, deu declarações cumprimentando Blair pela eleição, que chamou de "uma vitória do liberalismo".
Juppé sustentou seu argumento no fato de Blair ter se comprometido a manter o programa de privatizações dos conservadores.
O primeiro-secretário do Partido Socialista, Lionel Jospin, respondeu a Juppé dizendo que ele e o presidente Chirac querem "esconder que são amigos dos conservadores derrotados".
"A vitória de Blair é um triunfo da esquerda européia e uma recusa à política liberal, que foi implantada na França pela direita", disse Jospin, durante o lançamento do programa de governo dos socialistas ontem à tarde.
Para Jospin, há várias semelhanças entre os trabalhistas britânicos e os socialistas franceses.
Citou como exemplo as propostas de criação de empregos para os jovens e a adequação da agenda unificação monetária às condições internas dos países-membros da União Européia.

Texto Anterior: Thatcher afirma estar desapontada com derrota
Próximo Texto: Clinton procurou Major antes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.