São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Uma nova era começou', diz o trabalhista

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

Blair recebeu uma acolhida calorosa da população que foi ontem à região próxima de sua residência oficial para lhe dar as boas-vindas.
Ele chegou ao local de carro, depois da audiência com a rainha Elizabeth 2ª em que recebeu a incumbência de formar o governo.
"Hoje nós somos o partido do povo, o partido de todo o povo, de muitos, não de poucos. O partido que pertence a cada parte do Reino Unido, não importando sua origem, credo ou cor", afirmou.
Após discursar, o premiê entrou em sua nova casa, após a mulher, Cherie, e dos filhos. É a primeira vez no pós-guerra que o imóvel vai ser ocupado por uma família. Antes, ficou alguns minutos na porta sendo abraçado pela mulher.
Após posar para fotos na escadaria da casa com a família, Blair cumprimentou os empregados da sua nova residência.
Pela primeira vez, o premiê convidou cinegrafistas para entrarem no imóvel e fez junto com eles um passeio pelo local. À tarde, ofereceu um almoço para familiares e um grupo de amigos.
No início da noite de ontem, o primeiro-ministro seguiu para sua casa em Islington, na região de Londres, onde passaria a noite.
A chegada a Downing Street foi o auge de um dia descrito por Blair como "o mais comovente e o mais importante" de sua vida.
Durante a madrugada, quando os resultados iam sendo divulgados, Blair discursou em seu distrito de Sedgefield. "A única coisa que poderia tornar esse momento completo seria a presença de minha mãe."
A mãe de Blair, Hazel, morreu de câncer quando ele era estudante.
Depois, o premiê pegou um avião para Londres. No caminho entre o aeroporto e um restaurante às margens do Tâmisa, onde os trabalhistas fizeram sua festa da vitória, ele recebeu um telefonema de congratulações do presidente dos EUA, Bill Clinton.
Quando amanhecia, às 5h, Blair chegou ao local da celebração. "Uma nova era começou, não é? E é maravilhoso", disse Blair ao discursar para uma multidão na festa da vitória do partido, na madrugada de ontem.
Depois da festa, Blair conseguiu dormir pouco por causa da movimentação de jornalistas em frente a sua casa.
(PHB)

Texto Anterior: Blair assume e tenta unir trabalhistas
Próximo Texto: Retórica anti-União Européia do Partido Conservador falhou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.