São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornais fazem apelo por 'imprensa livre'

DA REDAÇÃO

A Associação Mundial de Jornais divulga hoje, Dia Mundial da Imprensa, sua "Carta pela Imprensa Livre".
A carta estabelece dez princípios, afirmando que "uma imprensa livre significa um povo livre". O texto rechaça toda forma de censura, exige liberdade para empresas jornalísticas se desenvolverem e também condena diferença de tratamento entre imprensa oficial e imprensa independente.
"Restrições ao livre ingresso no campo do jornalismo ou sua prática por meio de licenças ou exigência de certificados devem ser eliminadas", defende a associação.
O Dia Mundial da Imprensa foi instituído para homenagear jornalistas perseguidos. "Os números são eloquentes", diz Timothy Balding, diretor-geral da Associação Mundial de Jornais. "Nos últimos dez anos, mais de 500 jornalistas foram mortos no exercício de sua profissão. Só no ano passado, registraram-se 1.800 atentados contra órgãos de imprensa em 160 países", afirma.
Vários diretores de jornal escreveram textos para a data. "Compartilho da definição, já clássica, que um dos grandes empresários da imprensa cunhou quando lhe perguntaram o que é uma notícia: 'Algo que alguém, em algum lugar, pretende esconder. O resto é publicidade'", disse Gebran Tueni, diretor do "An Nahar", do Líbano.
Para Daisy Li Yuet-Wah, diretora do "Ming Pao", de Hong Kong, a imprensa livre tem um futuro incerto na colônia, que será devolvida para a China.
"Ainda que seja um consenso que a liberdade de imprensa será inevitavelmente cortada depois da mudança de governo, a situação não é desesperadora, desde que o mundo mantenha uma estreita vigilância sobre os acontecimentos", disse.

Texto Anterior: Morre em Miami o último Flipper
Próximo Texto: Separatista dos EUA se entrega à polícia; Palestinos e Israelense se chocam em Hebron; Justiça dos EUA quer ver notas sobre Clinton; EUA chegam a acordo sobre orçamento; Itália condena famosos estilistas de moda; Donald Trump e Marla Maples se separam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.