São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitor escolhe 116 mulheres

DO "THE INDEPENDENT"

Atenção, homens. Elas estão chegando. De agora em diante, a Câmara dos Comuns já não é um reduto masculino, apesar de toda a relutância de seus membros em abrir as portas para as mulheres.
Começou ontem o fim de séculos de dominação masculina na câmara baixa do Parlamento britânico.
A nova leva de parlamentares tem um total de 116 mulheres, 101 delas do Partido Trabalhista. No último Parlamento, o número de mulheres era 60.
É claro que esse avanço é relativo, e é controvertido se ele deveria ser objeto de comemoração.
Faz nada menos que 75 anos que a primeira mulher foi eleita para o Parlamento britânico e, mesmo com o aumento atual na bancada feminina, ainda há cinco homens para cada mulher na Câmara dos Comuns.
Nova mentalidade
Mas pode ser que o aumento na bancada feminina seja o começo de uma nova ofensiva. As congressistas esperam que os eleitores se acostumem a votar em mulheres, e apostam numa mudança também na postura do Parlamento.
Elas querem acabar com o clima de confronto entre os sexos e adotar uma abordagem mais construtiva, em que haja mais oportunidade para se levantar questões que interessem às mulheres, como o cuidado com crianças e educação.
Margaret Hodge, eleita há três anos, acha que nem sempre os parlamentares homens são sexistas. Muitas vezes "eles apenas se sentem pouco à vontade em ter de conviver com mulheres no seu 'clube"'.

Texto Anterior: Ashdown quer oposição 'dura'
Próximo Texto: Católicos têm maior vitória em 40 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.