São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Próximo Texto | Índice

IOF maior suspende venda de carros

MARCIO AITH
DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento da carga tributária sobre o crédito ao consumidor, anunciado na sexta-feira, paralisou a venda a prazo de automóveis em São Paulo no fim-de-semana.
Os consumidores apresentaram dúvidas com relação ao impacto das medidas sobre o valor das prestações. Foram orientados a esperar a publicação, no "Diário Oficial", da medida que elevou de 6% para 15% o IOF (Imposto sobre Operações financeiras) sobre o financiamento ao consumidor.
As concessionárias procuradas pela Folha fecharam apenas vendas à vista no final de semana.
"As vendas a prazo só vão voltar ao normal quando os consumidores entenderem as medidas do governo", disse Bruno Neto, da Eufrasio Veículos. "Estamos orientando os consumidores a retornarem nesta segunda-feira."
O diretor de vendas Jorge Ricardo, da concessionária Iguatemi, disse que há dúvidas com relação ao valor das prestações. "Há uma certa dúvida quanto ao teor das medidas anunciadas. Então, decidimos vender carros financiados com a ressalva de que o valor que calculamos para as prestações ainda pode mudar", afirmou.
O diretor da concessionária Primo Rossi, Vittorio Rossi Júnior, calculou que as prestações dos carros sofrerão aumento de 10,59% em contratos entre 12 e 36 meses.
Rossi acha que a venda do setor será afetada.

LEIA MAIS sobre a mudança na regra do crédito nas págs. 2-3 e 2-8

Próximo Texto: Carga pesada; Aumentando o peso; Com know how; Segurando papagaios; Alimentando esperanças; Descobrindo as causas; Sem pedágio; Maré alta; Aula inaugural; Liderança brasileira; Sem brincadeira; Carteira comercial; Custo-benefício; Alta rotatividade; Na cabeça; Andando nas nuvens; Dinheiro do Chile; Com ramificação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.