São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Johnson é vaiado e não sobe ao pódio

PAULO GRAMADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Grand Prix Brasil de Atletismo, realizado ontem estádio Célio de Barros (zona norte do Rio), confirmou a supremacia dos campeões olímpicos Donovan Bailey e Michael Johnson, que venceram suas provas com facilidade.
A surpresa ficou por conta do comportamento da torcida em relação a Johnson. Vaiado e xingado pelos torcedores, o campeão norte-americano se recusou a subir ao pódio para receber a medalha.
Sem ligar para as ofensas, Johnson venceu a prova dos 200 m com 20s29. Os xingamentos teriam sido uma reação da torcida ao episódio ocorrido na sexta-feira, quando Johnson foi acusado de empurrar um fã de 17 anos.
O canadense Bailey, que venceu os 100 m com 10s13, disse que cometeu muitos erros. O corredor mais rápido do mundo -com 9s84 na Olimpíada de Atlanta- quer que a competição do próximo ano comece mais tarde.
"Não gosto de correr de manhã, prefiro à tarde ou à noite. Larguei mal, me recuperei no meio da prova, mas também relaxei no final. Como é a primeira prova da temporada, é aceitável", disse ele.
O extrovertido americano Jon Drummond, que canta numa banda de música gospel, ficou com a medalha de prata nos 200 m, com 20s71. Entrosado com o público, posou para fotos com torcedoras e deu sua medalha para o menino Michael Duarte da Silva, 8.
Os brasileiros
O brasileiro Robson Caetano, que também disputou os 200 m, ficou em oitavo lugar, com o tempo de 21s20. Chateado, ele atribuiu a má colocação a uma contusão.
O Brasil conseguiu um importante primeiro lugar nos 800 m, com Osmar dos Santos, 28. O atleta, natural de Marília (SP), mora nos EUA.
A outra vitória brasileira foi nos 400 m com barreiras, com Eronilde Araújo (49s34), seguido de Cléverson de Oliveira (50s28).
A primeira prova oficial (3.000 m masculino) do GP Brasil de Atletismo começou às 9h45. Três quenianos ficaram com as primeiras colocações: Shem Kororia, Eliud Barngetuny e David Chelule.
As demais competições confirmaram as previsões, como as vitórias de Kim Batten (EUA) nos 400 m com barreiras feminino (54s58), e de Jearl Miles (EUA) nos 800 m feminino, com 2min00s68.
O jamaicano James Beckford venceu no salto em distância, com 8,61 m. Riaan Botha, da Rússia, venceu no salto com vara, com 5,80 m.
Virgilius Alekna (Lituânia) conquistou a vitória no arremesso de disco masculino, com 64,90 m. Vita Pavlych, da Ucrânia, venceu no arremesso de peso feminino, com 20,73 m.

Texto Anterior: Novo comando; Superliga; Sul-Americano
Próximo Texto: Canadá ganha Federation Cup por 2 a 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.