São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Próximo Texto | Índice

O presidente não é mágico, o planeta está podre e uma associação de defesa dos jovens é criada; leia e escreva para a seção

FHC não é mágico
"Estou revoltada. Revoltada com o que tenho ouvido por aí. Eu realmente não sei o que esse povo quer. Acho que eles querem um presidente mágico, que arrume esse país da noite para o dia. Será que não entendem que é impossível?
Eu sei que está difícil, mas já estivemos muito pior. E se não fosse por esse presidente que todos criticam, ainda teríamos de gastar todo o nosso salário no dia em que o recebemos porque no dia seguinte já não valeria nada.
A inflação que tínhamos em um mês, hoje não temos em um ano. Tudo bem que o salário não aumenta, mas as coisas básicas também não. Isso sem contar todas as falcatruas que estão sendo descobertas, e podem ter certeza que muitas ainda aparecerão.
Então, por que em vez de ficar criticando o melhor presidente que esse país já teve, não procuram colaborar com o governo? Só unindo as forças é que vamos levar o Brasil para a frente. Se cada um fizer a sua parte, vai dar certo, eu sei que vai."
Camila Bachega, 18 (Santa Bárbara D'Oeste, SP)

Associação jovem
"Lemos o texto escrito pela leitora Karina Zanzini, 18, publicado no dia 17 de março, em que expressava sua preocupação com o futuro. E queremos informar que estamos fundando uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de lutar pelos direitos dos jovens, principalmente nas áreas de educação e trabalho.
Os jovens que estudam em escolas da rede pública têm menores chances de alcançar seus objetivos profissionais, pois, em vez de investir na formação dos jovens, o governo faz o contrário, como tirar os cursos técnicos das poucas escolas que ainda os têm.
Vemos sempre na televisão o governo dizer que está investindo mais em educação. Mas, se investe, os resultados não são sentidos.
Há uma desordem muito grande no ensino público: escolas mal administradas, professores desqualificados etc.
Temos projetos de atuação em escolas da rede pública a fim de garantir nossos direitos. Também entraremos em contato com empresas com o intuito de empregar nossos associados.
Se você se preocupa com o futuro e gostaria de colaborar, entre em contato conosco. Aí vai o nosso endereço."
Marcos Angelim, 17, e Daniel Santos, 19 (r. Sará-Sará, 431, CEP 08081-250, São Paulo, SP)

"Espécie podre"
"Poucas foram as vezes em que senti tamanha vergonha por pertencer a uma geração supostamente dona de um futuro promissor. Refiro-me à ignorância, dos cinco imbecis de Brasília que atearam fogo em um ser humano indefeso. Sinto que o planeta é uma laranja podre, e que nós somos os sábios vermes cortejando seu fim. Sinto-me um pouco morta, e o que resta de sensato em mim luta para não acreditar que a espécie a qual pertenço é a mais podre já criada."
Renata Melo, 18 anos (Uberlândia, MG)

"Onde chegaremos?"
"A última notícia que ouvi é indescritivelmente bárbara, macabra e horrorosa. O mais deprimente é que esse não é um fato isolado na atual conjuntura. O fogo ateado no índio é o reflexo de uma sociedade truculenta, terrivelmente viciada na barbárie. A causa desse fato está ligada não só à impunidade, mas também à falta de educação. Vivemos em um país preconceituoso, repleto de desequilibrados (vide chacinas e massacres), que tenta passar aos outros países harmonia e receptividade. Onde chegaremos, já que vivemos em um completo caos e o mínimo de condições de sobrevivência foi esquecido e 'queimado'?"
Tatiana de Oliveira Sato, 17 (Ribeirão Pires, SP)

Trinta anos de cadeia
"Escrevo para expressar a minha revolta. O que será que leva cinco jovens de classe média alta a fazer tal barbaridade? Atear fogo num índio que estava dormindo em um ponto de ônibus (mas não tem problema, era só uma brincadeira).
Esses canalhas deviam pegar no mínimo 30 anos de cadeia, mas se forem réus primários isso vai acabar em pizza. Não tenho mais palavras, estou extremamente revoltado! Espero que a justiça seja feita."
Elzo de Jesus Oliveira Junior, 21 (Santa Bárbara D'Oeste, SP)

Para fãs do Oasis
"Quero que vocês publiquem o endereço do meu fã-clube do Oasis, 'The Masterplan Oasis Brasil Fã-Clube', um espaço para nós, fãs do Oasis, trocarmos idéias e informações sobre a nossa banda preferida. Quem tiver material deles e quiser trocar por de outros artistas também pode me escrever. Continuem fazendo ótimas reportagens, como a sobre os precatórios e sobre o primeiro emprego e 'live forever!' Um beijo 'wonderwall!'"
Michele Cristine Pahl, 19 (The Masterplan Oasis Brasil Fã-clube, av. Paulo Schroeder, 2.304, CEP 89232-301, Joinville, SC)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome completo, sua idade, endereço e telefone

Próximo Texto: Bons métodos para evitar gravidez e o risco da Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.