São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM de Minas cria o Batalhão das Américas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Polícia Militar de Minas Gerais realizou ontem a primeira instrução conjunta para os 1.550 policiais do Batalhão das Américas.
O policiamento também será feito por 450 policiais federais e 500 policiais civis durante o encontro.
O batalhão foi formado para atuar exclusivamente nas áreas de influência do Encontro das Américas, ou seja, acesso aos aeroportos, locais de reuniões, restaurantes e hotéis da cidade, além de atender os participantes.
A chamada força-tarefa da PM mineira reúne policiais de várias unidades -Cavalaria, Batalhão de Choque, Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão de Missões Especiais, Trânsito e Bombeiros.
Será montado um centro de operações para atender todos os participantes do encontro.
Para isso, policiais e intérpretes atenderão os participantes em quatro línguas, por telefone ou pessoalmente.
Quatro telefones (cujos números terão apenas quatro dígitos) estarão à disposição dos participantes: 1671 (espanhol), 1672 (inglês), 1673 (francês) e 1674 (português).
Manifestações
Na reunião de instrução, o coronel José Guilherme do Couto, do Comando de Policiamento da Capital, disse aos policiais o que é o encontro e seus objetivos. Ele afirmou que seu sucesso depende do empenho da PM.
O comandante do Batalhão das Américas, tenente-coronel Severo Augusto da Silva Neto, alertou os policiais para as manifestações públicas que podem ocorrer durante o evento.
"Teremos representantes de sindicatos de todos os trabalhadores das Américas e a não-participação de Cuba vai gerar protestos", afirmou Severo.
Ele também disse aos policiais que "o Brasil, no exterior, é relacionado com violência e a criminalidade" e que a PM "deve demonstrar para o mundo que Belo Horizonte é uma cidade tranquila, ordeira e tem segurança".
"Não vamos mostrar maquiagem, mas o que de fato é", afirmou. Toda a segurança está sendo coordenado pela 4ª Divisão de Exército, cujos militares ficarão de prontidão nos quartéis -o total do efetivo não foi divulgado.

Texto Anterior: Saiba o que é o encontro
Próximo Texto: Mineiros desconhecem evento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.