São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior mina de ouro do mundo é golpe do século

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma companhia de auditoria independente pode ter descoberto a maior farsa empresarial do século. A maior mina de ouro do mundo, que teria sido achada na Indonésia pela Bre-X Minerals Ltd., na verdade, não existe.
Tudo não teria passado de um golpe para supervalorizar as ações da empresa na Bolsa de Valores de Toronto, no Canadá.
Em outubro de 1995, a pequena mineradora canadense anuncia que as prospecções iniciais em Busang (sudeste da Indonésia) revelaram a maior mina de ouro do mundo. Ela conteria cerca de 850 toneladas do valioso mineral.
Após o anúncio, os preços das ações da Bre-X na bolsa de valores de Toronto sobem 4.000%.
A empresa canadense se associa a uma parceira norte-americana, a Freeport MacMoRan Cooper & Gold Inc. Em 19 de fevereiro de 1997, o chefe de exploração de Busang diz que a mina conteria mais de 5.700 toneladas de ouro.
As suspeitas começam a surgir um mês depois, com a morte do geologista chefe em Busang, Michael de Guzman. Segundo a polícia, Guzman teria se suicidado.
Em 21 de março, avaliações da empresa Freeport sugerem que as previsões da Bre-X foram superestimadas. Cinco dias mais tarde, a Bre-X admite que pode ter errado e contrata a firma de consultoria independente Strathcona Mineral Services Ltda. As ações da Bre-X caem de US$ 11 para US$ 1,80.
Ontem, a Strathcona divulgou seu relatório. Segundo a auditoria, a descoberta do século foi uma farsa "sem precedentes na história". As conclusões iniciais foram baseadas em "dados adulterados".
O presidente da Bre-X, David Walsh, disse "dividir com os acionistas a desilusão que tiveram com Busang". Autoridades da Indonésia e do Canadá prometeram processar os responsáveis.

Texto Anterior: Vacina pode impedir mutação do HIV; Deficiência de ferro afeta aprendizado
Próximo Texto: Rebeldes do Zaire vão herdar o caos no sistema monetário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.