São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que é a Conaf

DA REDAÇÃO

Oficialmente, a Conaf é o órgão responsável por todos os árbitros do país.
Mesmo não se responsabilizando pelas arbitragens dos campeonatos estaduais, cuida do registro de todos os juízes que atuam nessas competições.
A Conaf (Comissão Nacional de Arbitragens de Futebol) surgiu em janeiro de 1994, em substituição à Cobraf (Comissão Brasileira de Arbitragens de Futebol), no momento em que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) queria "moralizar" as arbitragens no país.
Curiosamente, a Cobraf foi criada em 1974, exatamente em substituição à Comissão Nacional de Arbitragens, da CBD (Confederação Brasileira de Desportes), que gerenciava todos os esportes do país.
Nesta década, essas entidades levantaram várias polêmicas.
Em 91, errou a tradução de uma determinação da Fifa e divulgou que os goleiros não poderiam mais tocar por duas vezes na bola, quando, na verdade, só não poderiam segurá-las, se recuada, com os pés.
Em 93, Ivens Mendes "patrocinou" a inclusão de mulheres no quadro de arbitragem e queria um trio feminino na final do Brasileiro-93.
Em experiência, uma auxiliar foi agredida pelo time do Cruzeiro, ao marcar um impedimento a favor do Corinthians.

Texto Anterior: Corrupção derruba dirigente da CBF
Próximo Texto: São Paulo reprova Válber 'por faltas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.