São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suframa é alvo de disputa

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Antonio Kandir (Planejamento) disse que vem recebendo pressões para demitir o superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Mauro Ricardo Machado da Costa. O órgão administra a concessão de incentivos fiscais de mais de R$ 3 bilhões por ano.
Costa se indispôs com o governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PFL), informou o ministro, acrescentando: "Ele não está demitido ainda".
Em um ano no cargo, o superintendente suspendeu a concessão de incentivos fiscais a quatro empresas e bloqueou o cadastro de outras 70 empresas, além de demitir a irmã do governador Marise Mendes, num pacote de cortes de gastos da Fucapi, uma fundação que presta serviços à Suframa.
O vice-líder do governo, deputado Pauderney Avelino (sem partido-AM), aliado de Amazonino, considera a demissão de Costa um fato consumado.
"Ele não fica", disse, alegando que o atual superintendente "fez política" no cargo.
O governador viajou ontem para a Ucrânia e não foi localizado pela Folha.
Amazonino Mendes trabalhou pessoalmente na conquista de votos de deputados em favor do projeto de reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso, votado em primeiro turno na Câmara no início do ano.
Enquanto o governador defende a demissão de Costa, um grupo de 32 parlamentares federais da Amazônia formalizou um abaixo-assinado pedindo a manutenção do superintendente.

Texto Anterior: Líder do MST é indiciado
Próximo Texto: BNDES recebe cheque de R$ 3,2 bilhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.