São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santa Casa vai ser auditada no interior

DA FOLHA CAMPINAS

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e da DIR (Direção Regional de Saúde) de Piracicaba (170 km de SP) vão fazer uma auditoria na Santa Casa local para apurar 70 mortes de pacientes de hemodiálise, ocorridas no ano passado.
Os auditores vão analisar os prontuários dos 150 pacientes que passaram pelo setor de hemodiálise do hospital de Piracicaba no ano passado para avaliar o serviço.
A Santa Casa apresentou um índice de mortes de 46,6% das internações, taxa considerada alta pela Secretaria da Saúde, que vê como aceitável entre 20% e 25%.
Segundo a diretora-regional da DIR, Marizete da Costa Ferreira, 39, a investigação vai levantar as causas e as condições das mortes. Marizete disse que os dois únicos hospitais que fornecem o serviço na região da DIR são a Santa Casa e o dos Fornecedores de Cana.
A médica responsável pelo serviço de hemodiálise na Santa Casa, Helena Cristina de Sales Fonseca, 41, disse que o número de mortes foi alto porque muitos pacientes chegaram em estado grave.
"Os atendimentos cresceram no ano passado devido à falta de vagas em serviços de outras regiões. Acabamos tendo mais pacientes com doenças graves associadas."

Texto Anterior: Enfermeira troca vacina por insulina e bebês morrem
Próximo Texto: TCM promete linha-dura para prefeitura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.