São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitos rejeitam proposta de descriminalizar drogas

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 20 prefeitos de vários países, reunidos ontem durante uma conferência em São Paulo, divulgaram um manifesto repudiando completamente qualquer proposta de legalização de drogas.
"Projetos de descriminalização de entorpecentes devem ser rejeitados", diz a "Declaração de São Paulo", apresentada no 1º Encontro das Cidades Latino-Americanas Contra as Drogas.
Patrocinado pelo governo dos EUA, o seminário acontece até amanhã no Maksoud Plaza (centro de SP). Ontem o principal ponto repetido foi a necessidade de manter o uso de drogas proibido.
"Temos que dizer não às drogas e sim à vida. E, para isso, temos que dizer não à descriminalização das drogas", disse o prefeito de São Paulo, Celso Pitta. O embaixador dos EUA no Brasil, Melvyn Levitsky, falou ainda sobre a necessidade de os países trocarem experiências bem-sucedidas de combate às drogas.
O vice-presidente da República, Marco Maciel, fechou a abertura da conferência ontem afirmando que a "guerra às drogas se faz em cada esquina e, por isso, tem que ser uma luta das prefeituras".
Em nenhum momento, o ministro-interino da Justiça, Milton Seligman, pediu a não-legalização das drogas, mas negou que haja discordância entre a posição norte-americana e a brasileira em relação ao combate das drogas.
"Na nova lei sobre drogas (que tramita no Senado), mantivemos a criminalização dos entorpecentes." A mudança em relação à lei vigente é a discriminação entre usuários e traficantes, disse.
O vice-presidente da República, Marco Maciel, fechou a abertura da conferência ontem afirmando que a "guerra às drogas se faz em cada esquina e, por isso, tem que ser uma luta das prefeituras".
Para Laura Baldivieso, presidente da DPNA (ONG que luta contra o uso de drogas), o Brasil precisa investir mais em programas de prevenção e educação para reduzir o número de jovens drogados. Seligman nega que haja pouco investimento.

Texto Anterior: Julgamento une 2 gerações do tráfico
Próximo Texto: Polícia mexicana acha droga em bagagem; Encontrado túnel em cadeia de Ribeirão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.