São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Insones descansam pouco o cérebro

DA "NEW SCIENTIST"

Insônia frequente faz com que as pessoas fiquem irritadas. Por quê? Estudo realizado por pesquisadores belgas da Universidade de Liège sugere que as partes do cérebro ligadas ao comportamento e às emoções precisam de "mais descanso" do que as outras.
Pesquisadores sabem que há duas fases importantes do sono: a REM, período de intensa atividade cerebral, e a de "ondas lentas", caracterizada por ondas cerebrais lentas e longas. Os cientistas estudaram a atividade de diferentes regiões do cérebro durante a fase de ondas lentas. Usando voluntários, mediram o fluxo de sangue no cérebro enquanto eles dormiam.
Observaram que o fluxo caía mais rapidamente em algumas regiões, enquanto em outras, apenas um pouco. A queda foi mais pronunciada no tronco cerebral superior, no tálamo e em certas áreas do córtex. As duas primeiras estão envolvidas na produção de ondas lentas.
As regiões que ficaram mais "desligadas", entretanto, foram as chamadas córtex órbito-frontal e córtex cingulado anterior, que acredita-se estarem ligadas às emoções, comportamento e interações sociais. Insones apresentam problemas nessas áreas.

Texto Anterior: Celular aumenta câncer, sugere estudo
Próximo Texto: Juiz de Simpson sofre crítica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.