São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula discute água para a Jordânia

Acordo deveria vigorar há um ano

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O rei Hussein, da Jordânia, e o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, reuniram-se secretamente para discutir a distribuição de água.
O encontro foi realizado no final da noite de anteontem no porto de Ácaba, sul da Jordânia, e durou várias horas. Também participaram o príncipe Hassan, da Jordânia, e o ministro israelense da Infra-Estrutura, Ariel Sharon.
A notícia da cúpula, divulgada pelo jornal israelense "Yedioth Ahronoth", foi ontem confirmada pelos dois governos. Não ficou claro por que a reunião foi feita em segredo, já que Israel e a Jordânia assinaram a paz em 1994.
O acordo, que encerrou 46 anos de estado de guerra, especificava que os dois países deveriam chegar a um acordo sobre o abastecimento de água da Jordânia. O plano deveria entrar em vigor em novembro de 1995, mas até hoje não houve acordo sobre o assunto.
Tanto Hussein como Netanyahu disseram que houve progressos no encontro de anteontem, mas não deram detalhes. O gabinete israelense divulgou uma nota segundo a qual representantes dos dois países continuarão a negociar a disputa da água.
Palestino
Um palestino acusado de vender imóveis para judeus foi assassinado por desconhecidos. O corpo de Farid Bashitit foi encontrado ontem em Ramallah, na Cisjordânia. Ele morava em Jerusalém oriental.
Na segunda-feira, a administração palestina da faixa de Gaza e Cisjordânia anunciou que os palestinos surpreendidos vendendo terra a judeus poderiam ser condenados à morte.
Soldados israelenses feriram quatro palestinos ontem, em um confronto em Hebron, na Cisjordânia. Os palestinos jogaram pedras contra os militares, que guardavam uma colônia judia no centro da cidade, e os soldados reagiram disparando balas de borracha.
O Comitê contra a Tortura da ONU acusou Israel de torturar prisioneiros palestinos.

Texto Anterior: Islâmicos planejaram atentado
Próximo Texto: Modelo abandona moda para ser freira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.