São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente é favorito para eleição

DA REPORTAGEM LOCAL

Caso as eleições presidenciais fossem hoje, FHC registraria entre 32% e 35% das intenção de voto, e encabeçaria com certa folga a votação de um primeiro turno.
Mas não é este o dado mais importante do Datafolha. Paulo Maluf registra queda significativa em todos os cenários de candidaturas.
Com Lula candidato pelo PT, ele passa de 13% a 9% das intenções. Com Tarso Genro como candidato petista, ele cai de 17% para 14%. Com Lula e mais o PDT representado por Brizola, sua queda é de 15% para 11%. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto, para cima ou para baixo.
Maluf não dispõe da mesma visibilidade de um prefeito no exercício do mandato, mas sua imagem foi certamente arranhada pelo escândalo dos precatórios.
Em um único cenário o ex-prefeito de São Paulo poderia estar em segundo lugar, em condições de disputar o segundo turno com FHC: ele estaria (14%) tecnicamente empatado com José sarney (15%) e estaria ameaçado de perto por Itamar Franco (12%).
Outro dado interessante da pesquisa: FHC mantém a primeira colocação, mas perde mais pontos quando, em lugar de Jaime Lerner, é Brizola o candidato pedetista. Ele passa de 35% para 32%.
O pedetista Jaime Lerner, governador do Paraná, tem 4% num cenário que inclui Lula e 5% (oscilação dentro da margem de erro) quando o petista é Tarso Genro. É com Brizola, no entanto, que o PDT se vê com o resultado menos ruim (6%), mesmo assim distante da possibilidade de se qualificar para o turno final.
As intenções de voto da candidatura Sarney também estão em declínio. Disputando com Lula e Lerner, ele tinha 14% em outubro do ano passado. Hoje tem 11%. Cai de 13% para 11% quando disputa com Lula e Brizola.
Por fim, para Itamar, o cenário mais favorável é o que, além de FHC, traria Sarney, Genro e Lerner. Entre dezembro e agora, ele oscilou de 7% para 11%.

Texto Anterior: Plano Real é apoiado por 76%
Próximo Texto: Esquerda quer "capitalismo regulado"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.