São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernando Henrique pede dinheiro a FHC

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O filho mais velho de Rosângela entre aqueles que ainda moram com ela em Belém é xará do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
Fernando Henrique, 6, disse que, se encontrasse FHC algum dia, pediria a ele madeira e ajuda para a família construir uma casa melhor, "com banheiro".
Enquanto o garoto fala, aponta alguns buracos na madeira do velho barraco e vive com a mãe e com os irmãos. Esses buracos permitem infiltração quando chove e tábuas que ameaçam ceder.
Um cômodo
O barraco da família é um sobrado de um cômodo sobre outro. No térreo, o pai, a mãe e o pequeno Renan dividem a cama.
Nesse mesmo recinto, ficam também o fogão, a geladeira e a televisão, que é compartilhada por toda a família.
No quarto de cima, Fernando Henrique divide a outra cama de casal com o irmão Antônio, 4, e a irmã, Glaucilene, 8.
Glaucilene, que estuda na primeira série do primeiro grau, disse que quer ser médica quando crescer. Já o irmão Antônio diz ter vontade de ser "polícia".
Não há água encanada no barraco. As palafitas e a "casinha", fora da moradia, que servia de banheiro atrás do barraco foram derrubadas pela chuva. Atualmente, toda a família conta com a camaradagem de um vizinho e usam a "casinha" deles.
Banho
Recebendo um salário mínimo por mês, como ajudante de pedreiro, o marido de Rosângela não tem dinheiro para comprar madeira e refazer as palafitas e reconstruir o banheiro.
Eles tomam banho em pé sobre uma tábua (uma espécie de prancha) que fica na porta dos fundos do barraco.
Como há barracos vizinhos e privacidade não existe, o banho tem de ser de roupa mesmo. O jeito é eles despejarem latas de água sobre o corpo. Em todas as casas da vizinhança é esse o ritual do banho.

Texto Anterior: Aos 15 anos e 10 filhos, adotou mais 1
Próximo Texto: Ideal de jovem hoje tem de ser concreto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.