São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usado é boa opção para obter espaço

Valor é 25% mais baixo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Devido à carência de ofertas de produtos diferenciados, os imóveis antigos acabam sendo uma boa opção para quem procura uma moradia "com charme".
Muitos dos apartamentos construídos há três ou quatro décadas mantêm os padrões originais e a estrutura arquitetônica com grandes plantas e pé-direito duplo.
Esses imóveis possuem, em média, 100 m2 e vários cômodos. Com uma reforma, é possível transformá-los em um ambiente único, semelhante a um "loft".
Segundo o diretor da imobiliária Lello, Sérgio Ferrador, 44, os apartamentos mais antigos podem custar até 25% menos do que um novo com área similar.
A redução no preço do imóvel depende da metragem, do número de vagas na garagem, do estado de conservação e da localização.
Por exemplo: um apartamento usado em Higienópolis (região central de São Paulo), com 90 m2 e uma vaga na garagem, pode custar R$ 144 mil.
Um apartamento novo, com a mesma metragem e na mesma região, dificilmente tem preço inferior a R$ 190 mil.
Ferrador diz que os preços de imóveis usados não caem mais devido à falta de financiamento.
"A procura pelo usado só não é maior porque a linha de crédito ainda é muito pequena", diz.
Mesmo assim, o preço compensa para quem quer unir a segurança de um apartamento com ambientes amplos de uma casa.
Os locais mais indicados para encontrar imóveis antigos são bairros como Higienópolis, Cerqueira César, Perdizes e arredores da avenida Angélica, todos na região central. Já os antigos galpões podem ser achados nas periferias da cidade, como Mooca e Brás.
Aluguéis
Se comprar o imóvel não for uma alternativa viável, a solução pode ser alugar e iniciar uma reforma.
Segundo Roberto Nascimento, 33, dono da Gilberto Nascimento, o inquilino pode reformar o imóvel, desde que tenha a autorização prévia do proprietário.
Pode até derrubar paredes internas para ganhar espaço. Se a reforma melhorar a estrutura da casa, o inquilino pode (e deve) ter carência no aluguel. "O morador tem direito de mudar o local de acordo com a sua necessidade."

Texto Anterior: Bancária 'sua', mas encontra imóvel
Próximo Texto: Grupo de empresários vai investir em "lofts"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.