São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997 |
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Ka e Twingo custam mais que 'popular'
JOSÉ CARLOS CHAVES
São carros do chamado segmento de subcompactos (menores que o Gol, para quatro pessoas) e tem motorização de cerca de 1.300 centímetros cúbicos (cc), além de um design interno e externo inovador e diferenciado. Mas esse diferencial tem um preço, que não é tão baixo. Em troca do charme no design e no acabamento original de bancos e forrações, o consumidor paga mais do que um "popular", apesar de levar um carro com mesmo desempenho, espaço mais reduzido para bagagem e passageiros e sem a opção das quatro portas. "Popular" x subcompactos Veja o exemplo: um Corsa Super 1.0 custa R$ 12,6 mil. No teste Folha/Mauá, o "popular" acelerou de 0 a 100 km/h em 18,11 s. O Ka 1.3, que custa a partir de R$ 13,99 mil, marcou 18,2 s, contra os 15,93 s do Twingo, de R$ 16,96 mil. No quesito consumo, por exemplo, a situação é mais desfavorável. O Corsa gastou 11,4 km/l e 18,0 km/l na cidade e na estrada, respectivamente. O Ka consumiu 9,1 km/l e 17,9 km/l contra 11,3 km/l e 16,4 km/l do Twingo. Mas a compra de um desses subcompactos não quer dizer que seja um mau negócio. Eles oferecem ótima dirigibilidade no trânsito urbano, bom nível de conforto e muita facilidade para estacionar -o Ka porque tem as extremidades dos pára-choques completamente arredondadas e o Twingo porque é 19 cm menor que o Ford (3,43 m contra 3,62 m). Um Gol mede 3,8 m. Apesar de ganhar em acelerações e retomadas do Ka, o carrinho francês sofre com as ruas esburacadas. Devido aos pneus menores e à pouca altura em relação ao solo, o Twingo "reclama" na hora de passar em lombadas e buracos. Com a suspensão mais firme e pneus mais largos, o pequeno Ford se mostra mais adaptado à irregular situação do piso brasileiro, ganhando também em estabilidade. LEIA MAIS sobre o Ford Ka 1.3 e o Renault Twingo à pág. 6-14 Próximo Texto: Leasing é a melhor opção para compras a prazo Índice |
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