São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Próximo Texto | Índice

Inimigos demais; Fator de instabilidade; Ah, bom; Psicologia infantil; Alto nível; A próxima vítima; Questão de sobrevivência; Malas prontas; Projeto novo; Desgraça alheia; Muro petista; Mico histórico; Olhar tucano; Seção fisiologia; Dissidência verde; Nó de fumaça

Inimigos demais
A pesquisa Datafolha publicada ontem assustou alguns tucanos. Em quatro simulações, FHC lidera, mas não tem mais pontos percentuais que a soma total de seus opositores. "Se eles se unirem, complica", diz um cacique.

Fator de instabilidade
FHC estaria preocupado com as previsíveis confusões verbais que Serjão pode criar na campanha da reeleição. Preferiria que ele tivesse papel secundário na coordenação. Mas, na hora H, o ministro sempre faz o que quer.

Ah, bom
O PFL, que diz que a educação é sua prioridade, tem restrição à comissão que o ministro Paulo Renato enviará às universidades que tiraram nota baixa no provão. Argumenta que fere a autonomia didático-científica.

Psicologia infantil
O filho de um deputado federal de Minas brigou na escola na semana passada. Foi para cima de um colega que, em tom jocoso, perguntou o que seu pai fazia na sauna com o ministro Serjão.

Alto nível
O diretório do PSDB paranaense decide hoje, sob clima tenso, se Jaime Lerner pode entrar no partido. O governador recebeu anteontem apoio de 40 prefeitos, que, de acordo com seus críticos, foram cooptados.

A próxima vítima
O líder do PTB na Câmara, Paulo Heslander (MG), está na mira do ministro Sérgio Motta (Comunicações). O tucano estaria convencido de que é o deputado que fica vazando suas conversas para os jornalistas.

Questão de sobrevivência
Michel Temer almoça hoje em São Paulo com os deputados federais e estaduais do PMDB: "A prioridade é unir o partido, no plano federal e no estadual".

Malas prontas
Após deixar a OEA, em junho, Itamar fica até outubro no exterior com recursos próprios, afirma um auxiliar. Só na volta definiria o partido pelo qual pretende concorrer à Presidência.

Projeto novo
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara inicia quarta discussão da Lei de Imprensa.

Desgraça alheia
O governador Valdir Raupp (RO) diz que ficou com muita inveja quando soube que Paulo Afonso (SC) fabricara R$ 480 mi em precatórios. Ele tinha R$ 150 mi, mas não emitira. "Hoje, não tenho mais inveja", brinca.

Muro petista
Causou arrepio na esquerda do PT a expressão adotada em reunião no Chile para substituir socialismo. Os radicais prometem cobrar de Lula e de Zé Dirceu essa história de "capitalismo democratizado (ou regulado)".

Mico histórico
Após a derrota para FHC em 94, José Dirceu disse que o PT seria sempre cobrado por defender o socialismo, mesmo sem nunca ter definido bem qual o seu modelo. Despertou pouco interesse.

Olhar tucano
Arthur Virgílio (PSDB-AM) diz que achou "inteligente" caciques de esquerda reunidos no Chile falarem de "capitalismo regulado (ou democratizado)". "O Tony Blair já mostrou o caminho, mas é preciso cortar o rabo preso com as corporações."

Seção fisiologia
Há na Câmara enquete informal para detectar quais os deputados campeões de pedidos para votar pela reforma administrativa. "Esta semana vai funcionar na base do 'Diário Oficial' ", ironiza Paulo Bernardo (PT-PR).

Dissidência verde
De Maria Ricas, da Amda (Associação Mineira de Defesa do Ambiente), sobre o MST: "Nós apoiamos os sem-terra, mas não podemos tolerar que eles sempre invadam áreas florestadas".

Nó de fumaça
Presidente da comissão da Câmara encarregada de mediar o contencioso entre as entidades antitabagistas e a indústria de cigarro, o pepebista Ricardo Izar (SP) não contrata funcionários que se declarem fumantes.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Michel Temer (PMDB-SP), sobre a crítica de que não controla o plenário da Câmara, desagradando governo e oposição: - São críticos que têm um viés autoritário e que não estão acostumados a um exercício democrático e constitucional da função de presidente da Câmara.

Próximo Texto: Fez poucos alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.