São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Índice

Viúvas de sem-terra distribuem flores no DF

RENATA GIRALDI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Viúvas de trabalhadores rurais sem terra mortos em conflitos no campo distribuíram ontem, em Brasília, ramos de margaridas para as mães que passeavam pela torre de TV, um dos principais pontos turísticos da cidade.
O ato em comemoração ao dia das mães reuniu cerca de 200 viúvas. A entrega das flores foi uma manifestação em protesto contra a impunidade dos homicídios de trabalhadores rurais e pela distribuição de mais terras para os pequenos produtores rurais.
Representantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), CUT (Central Única dos Trabalhadores), entidades indígenas e vários sindicatos também participaram do protesto, que faz parte do 4º Grito da Terra.
Até sexta-feira, cerca de 1.500 sem-terra, sindicalistas e índios ficarão em Brasília na tentativa de negociar com o governo uma pauta de reivindicações.
Mais uma vez, o local escolhido para a concentração dos manifestantes será o Gran Circo Lar, mesmo lugar onde ficaram acampados os sem-terra que participaram da marcha a Brasília.
Hoje haverá uma passeata na Esplanada dos Ministérios.
Margaridas
As viúvas escolheram margaridas em homenagem à líder sindical assassinada Margarida Alves.
Ela foi morta há quatro anos, época em que liderava o Sindicato das Trabalhadoras Rurais de Lagoa Grande (PB). O crime não foi julgado até hoje.

Texto Anterior: ISTO É ESQUERDA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.