São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997 |
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Sistema reduz até 18% do tráfego no Rio
MÁRIO MOREIRA
O cálculo é da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio), responsável pela gerência do sistema, chamado CTA (Controle de Tráfego por Área). Segundo o gerente do CTA, José Carlos Tigre, a principal redução ocorreu no corredor formado pelas ruas Humaitá, Voluntários da Pátria e Praia de Botafogo, na zona sul: 36% nos horários de pico. O CTA abrange a área de maior volume de tráfego da cidade, que concentra 60% dos sinais cariocas: centro, zona sul e a parte mais congestionada da zona norte (Tijuca, Méier e bairros vizinhos). Subsistemas O sistema é formado por três subsistemas complementares e independentes. O primeiro, computadorizado, é o semafórico, que permite à CET-Rio identificar cruzamentos com sinais deficientes e que, por isso, comprometam a fluidez do trânsito. Já existem na cidade 900 sinais controlados por computador. O segundo subsistema é formado por 40 câmeras que, localizadas nos principais cruzamentos, possibilitam a identificação de fatos que atrapalhem o fluxo de carros. O sistema é completado por painéis eletrônicos que começaram a ser colocados em pontos vitais à circulação dos veículos, como a entrada do túnel Rebouças, que liga a zona norte à zona sul. O CTA inclui também um conjunto de detectores veiculares. São equipamentos que registram o número de carros que transitam por determinada via e o tempo de passagem de cada um. No caso dos detectores, a maior utilidade é gerar dados estatísticos que permitam avaliar a necessidade de alterações no tempo dos sinais da área, explica Tigre. Multas Por enquanto, o CTA não tem por objetivo a aplicação de multas a motoristas infratores, já que a responsabilidade por essa fiscalização é da Polícia Militar. Segundo o gerente do sistema, isso deverá mudar "em breve". Para tanto, policiais ficarão na sede da CET-Rio observando as imagens flagradas pelo CTA. "Mas o objetivo principal continuará sendo fazer o trânsito andar", diz Tigre. Texto Anterior: Onde ficam os radares fotográficos Próximo Texto: Câmera ajuda na vigilância de escolas paulistanas Índice |
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