São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Índice

Calma, na menstruação o sangue não sobe para a cabeça

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Uma amiga de 15 anos morreu por causa de um derrame cerebral. Algumas pessoas disseram que ela estava menstruada, tomou um sorvete e o sangue 'subiu para a cabeça'. Isso pode mesmo acontecer? Por que um derrame acontece em alguém tão novo?"

resposta Vários problemas podem ter ocorrido para a sua amiga ter um derrame, mas pode ter certeza de que não foi nem a menstruação, nem o sorvete.
Menstruação não é doença. É uma fase do ciclo de vida feminino. Mulher menstruada pode tomar sorvete, lavar a cabeça, olhar-se no espelho, andar descalça e outras histórias do gênero. Nada disso aumenta cólicas, nem faz o sangue "subir para a cabeça".
Não existe associação entre menstruação e derrame. O que aconteceu com a sua amiga foi um fato bastante incomum. O número de acidentes vasculares cerebrais (derrames) nessa faixa de idade é baixo.
Algumas crianças nascem com uma malformação (aneurisma) em um vaso sanguíneo da cabeça. Em um momento qualquer, o aneurisma pode romper e provocar o tal derrame. Essa situação é rara e, em geral, imprevisível.
Outra coisa incomum que pode acontecer é uma infecção em alguma parte do corpo (em uma válvula do coração, por exemplo) liberar um pequeno fragmento do tecido infectado, que viaja pela circulação até um pequeno vaso do cérebro, onde pode causar um rompimento (derrame). É uma dessas coisas muito chatas que ocorrem e a gente não tem o que fazer.

Texto Anterior: Juvenis vão jogar nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.